Colunistas - Rodolfo Bonventti

Eterna Memória: Anecy Rocha

2 de Junho de 2014
Anecy Rocha 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Irmã caçula do cineasta Glauber Rocha, um gênio do cinema brasileiro para muitos e um “louco” para outros, Anecy Rocha nasceu em Vitória da Conquista, na Bahia, e se tornou atriz apesar da grande oposição do pai.

O início, ainda como estudante, foi na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, onde conheceu o cineasta Nelson Pereira dos Santos, um diretor com o qual ela realizou vários filmes depois. E foi justamente Nelson quem a convidou para estrear em 1961 no cinema. Mas o pai a proibiu de seguir a carreira de atriz.

Anecy Rocha em menino de Engenho -1965

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Três anos depois, com 22 anos, Anecy vence a vontade paterna e estréia no cinema no curta-metragem “Moleques de Rua”. Conhece então o jovem cineasta Wálter Lima Junior que a convida para fazer “Menino de Engenho”. O filme, ao lado de Geraldo Del Rey e Rodolfo Arena, marca não só o início de uma carreira vitoriosa no cinema como também na vida particular, já que Anecy e Wálter Lima Junior se casariam um ano depois.

A partir daí ela faria praticamente um filme por ano, atuando em grandes produções como “A Grande Cidade”; “As Amorosas”; “Brasil Ano 2000”; seu segundo filme dirigida pelo marido, “Pecado Mortal”; “Os Herdeiros”; “Em Família”; “Faustão, o Cangaceiro”; “Na Boca da Noite”, novamente dirigida por Wálter Lima Junior; “O Amuleto de Ogum” e “Tenda dos Milagres”, estes dois últimos de Nelson Pereira dos Santos.

Anecy Rocha e Paulo José em As Amorosas 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Muito expressiva, Anecy estreou na televisão como a sofrida migrante nordestina Licinha em “Bandeira Dois”, novela de Dias Gomes para a TV Globo, em 1971. Fez sucesso, mas preferiu construir sua carreira baseada no cinema nacional.

Anecy Rocha e Paulo José Pereio em A Lira do Delírio 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O último filme foi em 1977, também dirigida pelo marido: “A Lira do Delírio”, fazendo par com Cláudio Marzo, e que lhe rendeu um prêmio póstumo de melhor atriz do ano. Semanas após concluir as filmagens, Anecy Rocha foi vítima de uma tragédia, ao cair no fosso do elevador do prédio em que morava com o marido e os filhos no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, com apenas 34 anos de idade.

 

 

Comentários
Assista ao vídeo