Business - Agronegócio

Tecnologia de alta precisão e produtos inéditos são destaques da John Deere na Agrishow 2014

28 de Abril de 2014

Para a John Deere, cada detalhe faz diferença. E é com esse conceito que a empresa chega à 21ª edição da Agrishow, com um portfólio repleto de novidades e produtos que se destacam pela alta tecnologia e pelos elementos inovadores.

Em um uma área de dez mil metros quadrados, a empresa exibe, de 28 de abril a 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP), quase 100 equipamentos para os segmentos agrícola, de construção e florestal.

Segundo Celso Schwengber, diretor de Vendas para América Latina, todos os anos a empresa leva à Agrishow novidades que vão ao encontro das necessidades do agricultor. “Passamos por um momento de grande crescimento no Brasil, fruto de importantes investimentos em fábricas, em tecnologia e em uma sólida rede de concessionários e distribuidores”, diz. “Na feira, temos a oportunidade de mostrar aos visitantes tudo o que estamos construindo e uma parte da nossa visão de futuro.”

Foi essa visão de futuro que deu origem à campanha “Por Gerações”, que reafirma o compromisso da empresa em crescer ao lado dos produtores brasileiros e em oferecer soluções para o aumento da demanda por alimentos e infraestrutura. “Temos uma longa história com a agricultura brasileira e estamos comprometidos com as futuras gerações”, explica Celso. “Com um investimento mundial de cerca de US$ 4 milhões ao dia em pesquisa e desenvolvimento, a John Deere vê a inovação como um dos pilares fundamentais para o aumento da produtividade de forma sustentável.”

Ao todo, serão cerca de 500 pessoas trabalhando no estande, incluindo os representantes de 32 concessionários do setor agrícola e de cinco distribuidores de Construção. Também estarão presentes na feira as equipes especializadas no sistema AMS de agricultura de precisão, de pós-venda, do Banco John Deere e do Consórcio Nacional John Deere.

Novidades para os agricultores

Mais economia e produtividade. Entre os lançamentos para o setor agrícola, o grande destaque da feira é a Série S decolheitadeiras. Com os modelos S540, S550, S660, S670 e S680, a nova Série S teve todos os componentes e sistemas projetados para ampliar o desempenho da máquina e a capacidade de colheita, reduzindo o consumo de combustível em até 17% e aumentando a produtividade em até 15% com relação às similares da concorrência. A eficiência do operador também aumentou, por meio de cabines mais modernas e 30% maiores. Além disso, as soluções AMS de agricultura de precisão proporcionam à Série S tecnologia de ponta no sistema de colheita HarvestSmart, no ajuste interativo e no novo sistema de limpeza DF3, que garante maior capacidade de limpeza e qualidade de grãos. Como opcional, a Série S de colheitadeiras pode receber a plataforma Hydraflex Draper de 30 pés, que oferece melhor desempenho em topografias irregulares e em diferentes tamanhos de propriedades.

Outra novidade para os produtores é a versão canavieira dos já consagrados pulverizadores 4630 e 4730, que chegam aos lugares mais remotos da lavoura. Sua alta qualidade e desempenho representam uma produtividade diária 6% maior devido ao seu raio de giro e velocidade de aplicação. A versão canavieira dos pulverizadores é equipada com proteções adicionais e banco para instrutor, além do sistema AMS de agricultura de precisão e pingentes opcionais. Com mais facilidade para manobras e total eficiência operacional, proporciona menos pisoteio nas cabeceiras e 25% menos tempo gasto com manutenção.

A fábrica de Catalão (GO), onde os pulverizadores são produzidos, recebeu este ano um investimento de US$ 40 milhões para aumentar em 30% a capacidade de produção de pulverizadores e colhedoras de cana.

Sucesso entre os agricultores, os tratores utilitários cabinados da Série 5E de 4 cilindros foram desenvolvidos pela empresa para atender ao pedido dos produtores. O modelo 5078E pode ser financiado pelo programa Mais Alimentos, do Ministério de Desenvolvimento Agrário, e os modelos 5085E e 5090E pelo Finame.

Outro destaque é o fruteiro 5075EF, especial para culturas como maçã, café, laranja e cítricos. Mais econômico tanto em operações leves como em pesadas, ele possui agilidade, robustez e baixa manutenção, sendo o mais estreito da categoria, 16% mais que o principal concorrente.

Máximo desempenho

Os tratores médios da Série 6J – 6110J, 6125J, 6130J, 6145J, 6165J, 6180J, marcam presença na feira e são ideais para serviços pesados e longas jornadas de trabalho, mantendo suas principais características: qualidade, alto desempenho com baixo custo, economia de combustível e alta durabilidade.

Além deles, o estande exibirá os tratores da Série 7J – 7195J, 7210J e 7225J – que aliam durabilidade e alto desempenho com agilidade de operação. Também estão presentes os tratores para aplicações especiais, como em cana-de-açúcar, cultura proeminente na região de Ribeirão Preto.

Para atender às necessidades dos médios e grandes clientes, como no preparo de solo e plantio, assegurando qualidade, agilidade e alto desempenho com baixo custo operacional, a John Deere traz à Agrishow os tratores da Série 8R – 8295R e 8335R – que passaram por atualizações e garantem ainda mais desempenho, segurança e conforto aos operadores, com cabine reformulada, giro do assento de 40º e nova interface de monitor.

Ainda como solução para o os grandes produtores, o trator da Série 9R – modelo 9460R – é sinônimo de potência, com chassi e eixos reforçados, articulação de até 42º e reserva de torque de 38%.

E para proporcionar mais precisão ao plantio, a John Deere apresenta a nova plantadeira da Série DB, que proporciona máxima produtividade operacional, com linhas pantográficas que copiam melhor o terreno. Possui sistema de taxa variável, permitindo o controle automático de dosagem das sementes e o sistema RowCommand, que garante a maximização dos recursos de plantio e uma economia que pode ultrapassar 7%. Já a plantadeira da Série 2100 leva o exclusivo dosador de sementes John Deere VacuMeter, garantindo precisão e evitando desperdícios na distribuição de sementes.

Colhedoras - Para a cultura de algodão, a colhedora 7760 é líder em inovação no mercado, sendo a primeira com tecnologia de rastreamento por radiofreqüência. Uma máquina resultante de 15 anos de pesquisa, que possui inúmeras vantagens logísticas, reduz as perdas e garante menor custo.

As colhedoras de cana 3520 e 3522, líderes de mercado, são reconhecidas pelos clientes por apresentarem alto rendimento, economia, durabilidade e qualidade de colheita. Os modelos 2014 trazem novidades como a Função Manobra e o exclusivo CICB (Controle Integrado da Altura do Corte de Base). O CICB permite que os divisores de linha flutuantes acompanhem as irregularidades do solo e faz com que os discos de corte respondam a essas movimentações. O resultado é o corte mais rente ao solo, o que permite redução de perdas durante a colheita (alta performance) e aumento da vida útil das facas do corte de base e picador (mais disponibilidade e custos reduzidos).

Buscando oferecer uma solução completa em colheita de cana a seus clientes, a       John Deere mostra também oSimulador para Colhedora de Cana-de-açúcar, desenvolvido para o treinamento de operadores. Ele traz lições que reproduzem as mesmas situações vivenciadas no campo, garantindo baixo custo e mais segurança ao operador e à integridade da colhedora, quando comparado a treinamentos convencionais. Os resultados observados são operadores mais confiantes durante a operação e redução no período de formação.

E para complementar ainda mais as soluções integradas para cana-de-açúcar, a       John Deere, em parceria com a Auteq, apresenta o Green Fleet. Esta nova ferramenta tem como principal objetivo tornar as frotas mais inteligentes, oferecendo automatização de processos, maior eficiência e confiabilidade na telemetria, levando com rapidez – do campo para o escritório – as informações necessárias para a gestão de frota.

“O setor canavieiro vem se desenvolvendo de forma muito rápida e a John Deere investe alto em tecnologia para levar aos produtores sistemas que tornem o processo de produção da cana-de-açúcar cada vez mais seguro e eficiente”, diz Celso Schwengber.

Colheitadeiras – Além do lançamento da Série S, a John Deere traz à Agrishow as colheitadeiras 1175 e 1470. São máquinas que contam com o exclusivo motor agrícola John Deere turboalimentado de seis cilindros, transmissão hidrostática e tanque graneleiro com capacidade superior a quatro mil litros. As colheitadeiras possuem versão arrozeira, com itens específicos para a cultura de arroz.

A empresa exibe também a plataforma especial pra milho 600C, com borracha de retenção, modelos de 5 a 17 linhas e controle automático de altura. Já a HydraFlex 600F traz o ajuste da pressão da barra de corte em relação ao solo e aHydraFlex Draper 600FD oferece o exclusivo sistema antipatinamento das correias (BPS).

Feno e Forragem - Para mais confiabilidade, economia e qualidade, a John Deere exibe a forrageira autopropelida 7380 com peças mais duráveis, de menor atrito e menos desgaste, e consequente redução de custos com combustível por tonelada picada. Os visitantes poderão conferir também asegadora condicionadora 630, a enfardadora prismática 338 e a enfardadora cilíndrica 469 e 569, da nova série 9.

Já para a sua linha de golfe e jardinagem, a John Deere leva à Agrishow o Gator 4X2 TX e o Gator 855D S4, além dos cortadores de grama Z925M, JS28 e os tratores de jardim D105, D130 e D170.

Produção nacional e ampla cobertura

Após a inauguração de duas fábricas em Indaiatuba-SP, em fevereiro de 2014, a       John Deere Construção leva à Agrishow sua linha completa de produtos comercializados no Brasil, com retroescavadeiras, pás-carregadeiras, escavadeiras, motoniveladoras e tratores de esteiras.

Segundo Roberto Marques, líder da divisão de Construção da John Deere Brasil, a produção nacional representa um grande passo para os negócios da empresa no segmento. “Estar na Agrishow para mostrar esse avanço é fundamental para nós”, diz. “Com a inauguração das fábricas e a distribuição em todos os estados brasileiros, vivemos um momento de grande destaque no setor”, afirma. 

As máquinas de construção podem ser utilizadas para diversas finalidades no meio agrícola, como em programas de microbacias, controle de erosão, sistematização dos solos, construção e manutenção de estradas vicinais.

No estande, estão presentes representantes dos cinco distribuidores do segmento, que cobrem 100% do território nacional. Entre os produtos em destaque, está a retroescavadeira 310K, com transmissão PowerShift padrão, monitor de diagnósticos com descrição dos códigos de falhas, sistema hidráulico suave com respostas rápidas e precisas, e manutenção e verificação diária acessível desde o solo.

Já as pás-carregadeiras 524K e 624K são equipadas com o monitor multifunção de última geração, que permite diagnósticos avançados, módulo de interruptores selado e o inovador sistema Quad-Cool, com radiadores em forma de caixa para maior eficiência na troca de calor e acesso inigualável. 

As escavadeiras 160G e 210G se destacam pela combinação equilibrada de potência, controle e facilidade de operação, além de alta capacidade de içamento e uma potente força de escavação. O trator de esteira 700J, por sua vez, conta com um avançado sistema hidrostático e de TMC (Controle Total da Máquina), permitindo que o operador personalize a operação. 

A empresa traz também a motoniveladora 670G, que oferece autonomia ao operador, apresentando benefícios como o ajuste e operação simplificada da lâmina e transmissão com trocas macias de marcha.

Segmento Florestal

Representando a área florestal da John Deere está o feller-buncher de pneus 643K. Alta velocidade de deslocamento e recuperação da serra são algumas características deste produto, além da cabine espaçosa e confortável que proporciona o máximo de conforto ao operador.

Empresas agrícolas e de alimentos vêm usando cada vez mais cavaco para geração de energia em suas unidades. O feller-buncher de pneus modelo 643K é o parceiro ideal para essa operação e, junto ao skidder 648H, fazem a dupla ideal para a colheita de florestas energéticas com o menor custo operacional do mercado. Além de toda a qualidade existente nos produtos John Deere, a confiabilidade desse equipamento garante que o produtor tenha sempre alta disponibilidade e redução de custo em sua operação.

O futuro da agricultura

Oferecer soluções que melhorem a eficiência do negócio é o propósito da John Deere com o conceito FarmSight. A missão da empresa não é vender somente produtos, mas também soluções integradas que otimizem o uso das máquinas, melhorem a logística e deem suporte à decisão agronômica.

O exclusivo sistema AMS é uma dessas soluções. Em exibição na Agrishow, o conjunto de ferramentas AMS permite o gerenciamento detalhado da produção, viabilizando a gestão eficiente e rentável da lavoura ao utilizar os conceitos da agricultura de precisão. O AMS traz ferramentas como piloto automático, mapa de produtividade, computador de bordo, taxa variável, display touchscreen e monitor de plantio. São itens que reduzem o uso de insumos, evitam desperdícios e proporcionam mais rendimento operacional.

Pós-venda e financiamento

O estande da John Deere na Agrishow conta também com um espaço exclusivo para pós-venda, onde os visitantes podem conferir e adquirir aparelhos e peças originais de fábrica, que garantem mais qualidade, eficiência, durabilidade e melhor desempenho das máquinas.

Para oferecer mais opções de negociação e financiamento, funcionários do Banco      John Deere auxiliarão os clientes a escolher a melhor maneira de aquisição das mais modernas máquinas, com linhas de crédito específicas a cada perfil de consumidor. Além disso, o Consórcio Nacional John Deere, que ao longo de 16 anos já disponibilizou R$ 2,4 bilhões em crédito, também está presente para oferecer uma forma fácil e segura de programar a compra do equipamento, com flexibilidade no prazo e valor das parcelas sem juros.

“Por gerações”

Interatividade com os fãs antes, durante e depois da feira. Foi com esse objetivo que a John Deere desenvolveu ações inéditas para a campanha Por Gerações deste ano, em uma área exclusiva do estande.

As ações unem o on-line com o off-line e mexem com os sentidos dos participantes. Antes da feira, os fãs puderam votar pelo aroma do espaço “Por Gerações”. Entre os cheiros de café, terra molhada, chuva e grama, foi escolhido café como aquele que mais traz recordações de casa e da infância.

Já o paladar ficou por conta do livro “Essa receita tem história”, composto por 12 receitas escolhidas pelos seguidores da John Deere no Facebook. São pratos que estão ligados a histórias de família e que ficaram na memória dos fãs da marca. O livro, lançado na Agrishow, será presenteado a aqueles que acertarem o Quiz sobre diversos assuntos ligados à John Deere. Após o evento, uma versão on-line do livro estará disponível nos canais de comunicação da empresa.

Tanto na feira como de casa é possível participar do “Por Gerações”. Por meio da hashtag #johndeereagrishow, as fotos e mensagens enviadas pelos fãs serão publicadas no Facebook, Instagram e Twitter da John Deere, assim como as fotos de quem passar pelo estande.

 

Comentários
Assista ao vídeo