Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era Uma Vez: José Wilker estréia em novelas ao lado de um grande elenco em Bandeira 2

23 de Abril de 2014
A novela marcou a estréia na TV de José Wilker

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois do sucesso da novela “O Cafona” no horário das 22h, a TV Globo resolveu continuar a investir firme em novelas no final da noite e trouxe de volta Dias Gomes que criou um dos seus maiores sucessos nesse horário, a novela “Bandeira 2”, exibida de outubro de 1971 a julho de 1972.

“Bandeira 2” era a história do submundo dos chefões do jogo de bicho, bem como a vida difícil das pessoas simples que habitavam as zonas mais pobres da cidade do Rio de Janeiro. Do lado dos bicheiros a luta era entre Tucão (inesquecível trabalho de Paulo Gracindo) e Jovelino Sabonete (grande momento de Felipe Carone), enquanto no lado pobre estavam a motorista de táxi Noeli (Marilia Pêra), o jogador de futebol Mingo (Osmar Prado) e uma família de retirantes nordestinos (Sebastião Vasconcelos, Ilva Niño, Anecy Rocha e Antero de Oliveira).

 Paulo Gracindo era Tucão e Marília Pêra era Noemi

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com Tucão, Paulo Gracindo criou um dos mais inesquecíveis personagens da nossa teledramaturgia e foi alçado à categoria de ator integrante do primeiro time da emissora. Já Marilia Pêra, que vinha de um brilhante trabalho em “O Cafona”, não teve muita sorte com sua motorista de táxi e porta-bandeira, e nunca escondeu que não gostou de interpretar a personagem.

Mas a novela marcou grandes trabalhos de outros atores e teve uma história que prendeu a atenção do telespectador, até então um curioso de ver na telinha o retrato da Zona Norte do Rio de Janeiro e os vários personagens que gravitavam em torno do jogo do bicho e das escolas de samba.

 A novela teve trabalhos marcantes de José Wilker e Paulo Gracindo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Bandeira 2” marcou também a estréia na TV de José Wilker, recentemente falecido, e que era um ator promissor que vinha de alguns trabalhos em teatro. A ele coube o personagem Zelito, o introspectivo, tímido e estranho filho de Tucão, que vivia em um mundo totalmente seu e tinha um péssimo relacionamento com o pai. Wilker mostrou o grande ator que foi e se destacou em um dos mais difíceis papéis da novela.

Bandeira 2 tinha um grande elenco e boas interpretações

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Também merecem destaques os trabalhos de Ary Fontoura, Eloisa Mafalda, Osmar Prado, Sebastião Vasconcelos, Milton Moraes e Anecy Rocha, outra estreante em novelas e que vinha de brilhantes trabalhos no cinema.

A novela foi um grande sucesso de audiência com uma direção perfeita de Daniel Filho e Wálter Campos e um grande elenco que contava ainda com as presenças de José Augusto Branco, Grande Otelo, Elizangela, Stepan Nercessian, Ilka Soares, Ziembinski, Miriam Pires, Lajar Muzuris, Oswaldo Louzada, Jacyra Silva, Francisco Di Franco, Gracinda Freire, Roberto Bonfim, Paulo Gonçalves, João Paulo Adour, Margarida Rey, Angelito Mello, Suzy Kirbi e Milton Gonçalves.

 Ary Fontoura e Eloisa Mafalda também foram destaques

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na próxima semana: Chico Anysio ganha um programa mensal na Globo.

Comentários
Assista ao vídeo