Viver - Beber e Comer

Associação Global dos Cervejeiros Artesanais elege Rodrigo Silveira da Cervejaria Invicta como vice-

4 de Abril de 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formada recentemente por membros de Berlin e da Belgica, a Global Association Of Craft Beer Brewers (Associação Global dos Cervejeiros Artesanais), convidou um único brasileiro para fazer de seu time, o mestre-cervejeiro, Rodrigo Silveira, da Cervejaria Invicta de Ribeirão Preto. Os objetivos do grupo são produzir cervejas colaborativas, partilhar ideias e experiências, fomentar e se atualizarem do mercado das cervejas artesanais, debater sobre assuntos ligados ao universo cervejeiro, elaborar encontros, premiações e até festivais.

Como vice-presidente da América Latina, Rodrigo participa de reuniões periódicas com o grupo, que são feitas através de conferência. O cervejeiro expõe sobre o mercado brasileiro das cervejas artesanais, que está em plena ascensão, os entraves burocráticos do país para pequenos produtores, a gama de matéria prima para importação e exportação que podem ser utilizadas nas receitas.

Para ele não há concorrência no meio das cervejarias artesanais, todos se ajudam muito para no final terem as melhores experiências gastronômicas com boas bebidas. Trabalhando há mais de 15 anos em produção de cervejas, Rodrigo destaca sua paixão pessoal e profissional em criar receitas gourmets, “Desenvolver algo que junta as pessoas e amigos é uma satisfação incomparável”, relata.

Rodrigo conta que a associação nasceu de uma necessidade atual, pois o Brasil, assim como o mundo todo está vivendo o boom do mercado das cervejas artesanais, novas receitas estão surgindo, novas tecnologias entrando, e as pessoas passando a partilhar informações e até criando juntas.

“O mercado quer mais novidades, mais variações dos estilos e alguns  inimagináveis, e o Brasil está dando aos cervejeiros do mundo a oportunidade de explorar isso”, completa o produtor.

Para fazer parte da associação é preciso que os membros produzam cervejas artesanais, tenha sua distribuição regional em pelo menos 70%, produção independente com capital próprio igual ou maior que 51%, e desenvolvam seus produtos por modos tradicionais, não industriais.

Atualmente são 17 cervejarias de cinco continentes, e dentre os eventos já formatados ocorrerão este ano a premiação internacional das cervejas internacionais, que vai eleger as melhores produzidas pelas cervejarias membros, e o Festival Internacional da Cerveja Artesanal, marcado para julho em Berlin, juntamente com a Conferência Internacional das Cervejarias Artesanais.

 

Comentários
Assista ao vídeo