Notícias - Autoridades

Compromisso com o ensino jurídico é a marca da nova diretoria da FDUSP

25 de Março de 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Ensinar Direito”. Com essa frase, José Rogério Cruz e Tucci, professor de Direito Processual Civil, foi empossado diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), em solenidade concorrida na segunda-feira última (24/3) pelo reitor da USP, Marco Antônio Zago. Ao lado dele, também reafirmou compromisso de fortalecimento no cenário nacional da tradicional FDUSP o vice-diretor, Renato de Mello Jorge Silveira (Direito Penal e Medicina Legal).

Em discurso para mais de 800 pessoas, que lotaram o Salão Nobre, Tucci agradeceu a confiança depositada nele para os quatro anos de mandato. "Sei da responsabilidade de dirigir uma Faculdade de tamanha importância. Estou preparado para os desafios que terei ", disse.

Às autoridades presentes – entre eles o ministro e próximo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski ­–, o diretor elencou alguns projetos, dos quais promete tratar com a firmeza que o cargo exige. E promover mudanças prementes, uma delas na grade curricular, está nas metas de gestão. "Assumindo a honrosa função de diretor, não apenas me preocupo com o presente, mas igualmente com o futuro", enfatizou.

Com ampla experiência de administrador – presidiu a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) em 1998 e 1999 – Tucci relatou duas vertentes iniciais como imediata incumbência. "Em primeiro lugar, é preciso implementar meios para a integração física entre esse prédio histórico e os edifícios anexos, a fim de promover o mínimo de conforto e sobretudo segurança aos nossos alunos e servidores técnicos."

E acrescentou: "para tanto, baixei nesta data portaria com o objetivo viabilizar as reformas exigidas para a criação de um ‘campos urbano’, na certeza de que o magnífico reitor, bom administrador que é, apóia a iniciativa", revelou.

Para as autoridades presentes – entre juízes, ministros, professores e presidentes de entidades representativas da advocacia, como Marcos da Costa (OAB-SP), Sérgio Rosenthal (AASP), e José Horácio Ribeiro, no comando do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) – emendou: "muito mais importante, contudo, é a outra vertente: o aperfeiçoamento da grade curricular em prol da excelência acadêmica".

Ele terá como compromisso também preparar uma grande celebração para os 190 anos da Faculdade do Largo de São Francisco, a serem completados em 2017.

Titular da cadeira de número 16, Cruz e Tucci sabe como poucos da importância da FDUSP no cenário nacional "instituição pela qual tem muito orgulho de ter estudo, lecionar e, agora, dirigir”.

E não lhe falta disposição. Sabe que terá um trabalho enorme pela frente. E dividirá seu tempo de diretor com a advocacia, compromissos com outras instituições do Direito e a família.

Prova de que saberá bem organizar seus compromissos, é a facilidade que se tem, por exemplo, de encontrá-lo na fila do Tribunal de Justiça, logo pela manhã, para cumprir as demandas com seus clientes do escritório, ainda que este dia seja tão importante quanto o da posse na Faculdade, como ocorrera em 24 de março último.

Advogado combatente, defensor intransigente das prerrogativas profissionais, encontra tempo também, dentro de uma agenda superlotada, para atender professores, funcionários e autoridades que o procurem no dia a dia. Isso tudo graças à ajuda da família. “Com esse necessário apoio familiar, tudo flui com muita naturalidade e muita alegria”, diz.

Assim, agradeceu a compreensão da mulher e dos quatro filhos. Destacou o incentivo do pai, Rogério Tucci, também professor das Arcadas, hoje aposentado, e lembrou o ano de 1978, ocasião em que ingressou na tradicional Faculdade do Largo de São Francisco como aluno.

 

 

Comentários
Assista ao vídeo