Viver - Esporte

Vôlei Amil: Tandara e Kristin integram a seleção da Superliga

19 de Março de 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Oposta e ponteira da equipe de Campinas estão na lista das melhores atletas da primeira fase da competição, escolhida pela CBV. Uma motivação a mais para as comandadas de Zé Roberto, que estreiam nos playoffs nesta sexta-feira (21), diante de São Caetano, na Arena Amil

Para ratificar a grande campanha que rendeu a vice-líderança da Superliga, o Vôlei Amil tem duas atletas na seleção da primeira fase da competição. Tandara e Kristin estão na lista das melhores atletas eleitas pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), divulgada nesta terça-feira (18). A boa notícia chega para motivar ainda mais a equipe campineira. Às vésperas da estreia no playoff das quartas de final, nesta sexta-feira (21), a partir das 21h30, na Arena Amil, diante do São Cristóvão/São Caetano (com transmissão do Sportv), as comandadas do técnico Zé Roberto trabalham forte para manter vivo o sonho do título.

Maior pontuadora da Superliga, com 440 acertos, e melhor sacadora (9.93% de acertos), Tandara sabe que a presença na seleção é fruto de muito trabalho. "Fico feliz pelo reconhecimento e tenho consciência de ter evoluído em quadra, buscando diminuir ao máximo o número de erros e me manter sempre concentrada. Mas também sei que tenho muito a melhorar. Além disso, mais importante que o individual é o coletivo, a equipe. E quero colocar meu desempenho em prol do Vôlei Amil na luta pelo título da Superliga, que é o nosso grande objetivo", afirma a oposta, em tratamento intensivo após sofrer uma entorse no tornozelo na vitória sobre o Brasília, na última sexta-feira, no encerramento da fase de classificação.

A norte-americana Kristin faz sua primeira temporada no Brasil e está totalmente adaptada ao Vôlei Amil. Segunda melhor defensora da fase de classificação da Superliga, com 54.36% de sucessos (fundamento que liderou por todo o segundo turno), e quarto ataque mais efetivo, com 22.29%, a ponteira é só elogios ao seu time e suas companheiras. "Temos uma equipe incrível, com grandes jogadoras, e uma comissão técnica muito competente. E todos são pessoas maravilhosas. Com essa união e toda a estrutura a nossa disposição na Arena Amil, estamos focadas em buscar o título. E fazer parte da seleção do campeonato é sempre muito bom, claro", conta ela, que é capitã da seleção dos Estados Unidos.

A seleção da primeira fase da Superliga foi eleita pela CBV com base nas estatísticas oficiais da competição. Além de Tandara (que entrou na lista como ponteira) e Kristin, o ‘dream team’ conta ainda com as levantadoras Yael Castiglione (Maranhão) e Dani Lins (Sesi), as centrais: Thaisa (Molico/Osasco) e Roberta (São Cristóvão/São Caetano), a oposta: Sheilla (Molico/Osasco) e a líbero: Veridiana (Brasília).

O técnico Zé Roberto tem se mostrado satisfeito com o desempenho do Vôlei Amil na temporada 2013/14. "Neste ano encerramos a fase de classificação na vice-liderança, o que mostra uma evolução em relação a Superliga passada, em nossa estreia, quando ficamos em terceiro. Todas as nossas jogadoras têm se dedicado muito aos treinos e seguimos sonhando em disputar o título", avaliou o tricampeão olímpico, que completou. "E o resultado individual da Tandara e da Kristin é também fruto de todo esse esforço."

Estatística geral - Os números da primeira fase da Superliga ratificam o sentimento do treinador. Para chegar a vice-liderança da fase de classificação, o Vôlei Amil somou 64 pontos, com 22 vitórias em 26 partidas. Ganhou 73 sets e foi superado em 25, somando 1.943 pontos e perdendo 1.601. O detalhe é que a equipe de Campinas somou mais pontos que o líder Molico/Osasco, que fez 1.860. As comandadas de Zé Roberto venceram 14 jogos por 3 sets a 0, 3 pelo placar de 3 sets a 1 e mais 5 duelos por 3 a 2. Das quatros vezes que o adversário levou a melhor, a equipe campineira lutou até o fim, com marcadores adversos de 3 sets a 2 em 3 oportunidades, além de um 3 a 1.

No quesito fundamentos, o Vôlei Amil terminou a fase de classificação como a melhor defesa da Superliga, com 49.33% de aproveitamento. O ataque conseguiu o quarto melhor desempenho, com 21.90%. Mas o time de Campinas foi o segundo que mais obteve sucesso nas ações ofensivas, colocando a bola no chão 1,065 vezes (com 430 erros), apenas dois a menos que o Sesi, que conseguiu 1.067.

Entre as atletas, além de Kristin e Tandara, Claudinha e Natália também apareceram na lista das 10 melhores. A levantadora figura em 7° lugar na armação das jogadas, com 16.12% de acertos, enquanto a ponteira finalizou sua participação na fase de classificação como a quarta melhor recepção, com 40.53% de passes efetivos.

Comentários
Assista ao vídeo