Viver - Saúde

Cuidados com a postura são essenciais até durante a leitura de um livro

10 de Março de 2014

Ler é uma atividade extremamente necessária para o equilíbrio entre o corpo e a mente. Na velocidade atual dos acontecimentos da vida em sociedade, configura como um instante de relaxamento e conhecimento. Porém, é necessária uma posição adequada e confortável durante a prática, que não leve a lesões na coluna vertebral.

O fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), proprietário do ITC Vertebral Ribeirão e ITC Vertebral Curitiba e perito judicial do trabalho, orienta as posições corretas que o leitor deve adotar:

1. Encontre uma cadeira confortável, na qual a coluna fique toda apoiada. Coloque um travesseiro entre o encosto para o suporte total, caso necessário.
2. Utilize cadeiras que permitam o apoio dos pés no chão, isso evita a sobrecarga da parte inferior da coluna.
3. A mesa deve estar de acordo com a sua altura, de maneira que os braços formem um ângulo de 90 graus quando apoiados.
4. Prefira ambientes claros. A falta de luz adequada prejudica os olhos.
5. Deixe sempre os ombros relaxados.
6. Caso seja possível, utilize um suporte para o livro com inclinação de 40 graus. É ideal para evitar dores no pescoço. Na falta do equipamento, procure fazer exercícios inclinando a cabeça para cima e para baixo, de um lado e para o outro, contudo, sem forçar.
7. Faça intervalos de 10 a 15 minutos a cada duas horas de leitura. Movimente os braços e, principalmente, as pernas.

Segundo Giuliano Martins é indispensável, também, encontrar um ambiente calmo e tranquilo, livre de ruídos e arejado para a prática da leitura diária.

Confira mais orientações em www.itcvertebralribeirao.com.br/media/upload/cartilha.pdf

Comentários
Assista ao vídeo