Cultura - Música

Alessandra Freire homenageia público feminino com show Todas as Mulheres da Música

7 de Março de 2014

As mulheres sempre foram musas inspiradoras dos grandes compositores. A paixão ou mesmo admiração por elas renderam ao repertório da MPB canções belíssimas, desde o tradicional refrão de “Amélia – que era mulher de verdade”, passando por outras conhecidas como   Maria, Maria;  Marina; Camila e muitas outras que tornaram-se conhecidas e apreciadas pelo público. Para homenagear as mulheres de todas as idades, a cantora Alessandra Freire apresentará o show “Todas as Mulheres da Música” no Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, no Teatro Santarosa, em Ribeirão Preto (SP), às 21h.  O teatro estará aberto a partir das 20h30 para visitação à exposição temática da artista plástica Mirlene Freire, na varanda e no cenário do show.

O espetáculo vai reunir um apanhado de canções que mostram como o universo feminino já inspirou e ainda mexe com os sentimentos dos compositores brasileiros. O show já foi apresentado em 2012 durante a 4ª edição do projeto Amigos da Casa do Theatro Pedro II e volta agora ao palco do Santarosa.

A apresentação também fará uma mistura de vários estilos da MPB que serão interpretados por Alessandra, como a bossa nova, o samba e pop rock. “A produção do show selecionou músicas desde clássicos como Lígia de Tom Jobim até Anna Júlia do Los Hermanos”, diz a cantora.

A escolha pela temática do universo feminino como mote deste trabalho musical é um antigo desejo da cantora, que aprecia a relação dos sentimentos atrelados à figura da mulher, que para cada compositor tem uma faceta diferente.

No vasto repertório da música popular é possível encontrar mulheres fortes, outras traídas, outras inspiradoras de grandes paixões, muitas exaltam a beleza feminina, a sensibilidade, a poética. Todos estes aspectos são fontes de estudo da produção do show, que procurou resgatar perfis femininos diferentes. “Queremos celebrar a figura das mulheres e o quanto elas são inspiradoras para a música – modalidade artística que sempre resgatou o valor do eu feminino em suas produções – desde os trabalhos eruditos de Mozart em “As composições para as Mulheres” até composições populares de diversos estilos”, explica Alessandra.

A cantora lembra que compositores como Chico Buarque e Tom Jobim ficaram famosos por suas “mulheres” idealizadas e estereotipadas, em alguns casos com o eu-masculino em contraponto.

Exposição temática

O eu feminino foi um dos principais referenciais da artista plástica Mirlene Freire, tia da cantora Alessandra Freire, que faleceu em 8 de janeiro de 2013. Para resgatar um pouco do talento desta artista e homenageá-la como um perfil de mulher de talento, criatividade e muita expressão em Ribeirão Preto, Alessandra Freire traz para o seu show um pouco da arte de Mirlene com quadros e peças, que estarão expostos na varanda do Teatro Santarosa e também farão parte do cenário do espetáculo.

Formada em Artes Plásticas, pós-graduada pela Universidade Mackenzie, ex-docente na disciplina Desenho Técnico do Curso de Aviação de Pirassununga, a artista plástica ficou conhecida na região de Ribeirão Preto e em outras localidades do país, com obras premiadas e outras conhecidas até internacionalmente. Uma de suas paixões era a escultura. Durante muito tempo, Mirlene apostou em obras de grandes extensões com uma variedade de materiais como concreto celular, alumínio, bronze, entre outros. Destas criações, ela produziu até móveis. A pintura é outra faceta que resgata muito de sua criação antenada com seu tempo. A tecnologia foi também uma ferramenta que ela usou. Segundo ela, não havia como produzir arte nos tempos de hoje, sem o apelo à tecnologia. A artista também acreditava que “a criatividade é o valor absoluto da arte”.

Alessandra Freire

Ela tem uma voz doce e afinada. A cantora Alessandra Freire já é conhecida em todo o interior paulista e recentemente levou sua produção para o Rio de Janeiro, onde se apresentou ao lado de Evandro Navarro, autor de todas as músicas de seu primeiro Cd. Segundo Alessandra, ter vivido a adolescência no Rio, fez com que boa parte de sua formação musical tivesse sido influenciada pela bossa-nova, pelo samba e pela MPB.

Em 2010, a cantora lançou seu primeiro cd, intitulado “Três” - produção resultante do encontro da cantora com o compositor Evandro Navarro e o músico Robson Ribeiro. O trabalho reúne 13 faixas com músicas que ilustram o talento de Alessandra Freire para a MPB.  De lá para cá, fez vários shows.

Em breve a cantora lancará mais um cd, que já está em gravação, nos estúdios da Nova Digital Produtora. O single mais recente de Alessandra Freire, que já chegou às rádios é ¨Exagerado¨, sucesso com Cazuza e o Barão Vermelho nos anos 1980. A música ganhou um novo arranjo inspirado na bossa e na voz da cantora. ¨Foi uma delícia fazer essa releitura de um rock dos anos 80, adaptando-o ao meu jeito de cantar e interpretar. Gostamos tanto do resultado que resolvemos lançá-la nas rádios e na internet antes mesmo do final das gravações do Cd.¨

O trabalho da cantora pode ser conhecido pela internet, nas redes sociais:

https://www.facebook.com/pages/Alessandra-Freire/238726502834872?ref=hl

https://soundcloud.com/alessandrafreire

http://instagram.com/alessandra_freire_

 

Serviço:  Show Todas as Mulheres da Música, com Alessandra Freire

Onde: Teatro Santarosa

Data: 08/03/2014

Horário: 20h30 – abertura com exposição e 21h - Show

Ingressos: Informações pelo telefone (16) 3902 3105

Comentários
Assista ao vídeo