Notícias -

PF faz operação contra o tráfico de Drogas e de Armas de Fogo

5 de Abril de 2024

O grupo criminoso agia nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Espírito Santo.

Foto: Divulgação/ PF

Ponta Porã/MS: A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira, 05/04, a Operação Icarus, que tem por desarticular organização criminosa especializada no tráfico transnacional de drogas e de armas de fogo.

Foram expedidos pela 2ª Vara Federal de Ponta Porã/MS 8 Mandados de Prisão Temporária, 2 Mandados de Prisão Preventiva e 16 Mandados de Busca e Apreensão, relativos a imóveis do grupo, localizados nas cidades de Guarujá/SP, Praia Grande/SP, Santana De Parnaíba/SP, São Paulo/SP, Jundiaí/SP, Itupeva/SP, Osasco/SP, Rio De Janeiro/RJ, Vitória/ES e Curitiba/PR. Houve ainda a determinação de o sequestro de ativos financeiros, de imóveis e de veículos pertencentes a 09 pessoas físicas investigadas.

As investigações tiveram início no ano de 2022, com a apreensão de uma aeronave carregada com 442kg de cocaína, 3 fuzis calibre 5.56 mm e 1 escopeta calibre 12, no município de Coronel Sapucaia/MS. No decorrer dos trabalhos, ficou evidenciado que o grupo criminoso também estava envolvido em outra apreensão de cocaína, desta feita foram encontrados 595kg de cocaína escondidos sob a fuselagem de um jato executivo, ação ocorrida no aeroporto internacional de Salvador/BA. 

Até o momento, sabe-se que a ORCRIM é responsável por introduzir grandes quantidades de cocaína no território nacional, através das fronteiras com os países vizinhos por meio do modal aéreo, utilizando-se de pistas de pouso clandestinas e planos de voo falsos. Da região de fronteira do Mato Grosso do Sul, a droga é remetida, principalmente, para as cidades de Jundiaí/SP e Sorocaba/SP.

Também foi possível identificar certa hierarquia, havendo funções de comando, apoio logístico, pilotos cooptados, equipe de solo e equipe de apoio.

São atribuídos aos investigados os crimes de tráfico internacional de drogas e armas cometidos por intermédio de atuação de organização criminosa, cujas penas somadas podem chegar a 39 anos de reclusão.  

Comentários
Assista ao vídeo