Notícias -

PF cumpre mandados de busca e apreensão para apurar fraude financeira de 1 milhão de reais

3 de Abril de 2024

Investigado era gerente, foi afastado de suas funções e demitido pela Caixa

Parte do que foi apreendido | Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal de Campinas-SP deflagrou, na manhã desta quarta-feira (3/4), operação Replacement, destinada a apurar desvio de mais de um milhão de reais de agência da Caixa Econômica Federal, em Itatiba, interior de SP.

A investigação iniciou-se em julho de 2023, a partir de informações fornecidas pela Corregedoria da própria Caixa Econômica Federal.

Os indícios colhidos apontam que o investigado teria, entre outubro e novembro de 2022, enquanto gerente da agência da Caixa, na cidade de Itatiba, fraudado cinco contas de clientes idosos, todas com saldo elevado e sem movimentações recentes, desviando mais de um milhão de reais.

O crime envolvia utilização das funções de gerente para solicitação de novo cartão de movimentação das contas, cadastro ou alteração de senhas, e cadastro de dispositivos para internet banking. De posse dos cartões, senha e acesso à internet banking, foram efetuados saques, pagamentos, transferências de valores para contas de terceiros, emissão de PIX e compras na função débito.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Federal de Bragança Paulista/SP, ambos no município de Amparo, em endereços residenciais ligados ao investigado.

O objetivo das buscas é recolher documentos que possam demonstrar as movimentações e o possível envolvimento de terceiros.

A pena prevista para o crime investigado (peculato) pode chegar a 12 (doze) anos de prisão. O gerente foi afastado de suas funções e demitido pela Caixa.

Comentários
Assista ao vídeo