Cultura - Teatro

Reestreia - Dançando em Lúnassa

18 de Fevereiro de 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Cia Ludens após temporada de 04 meses do espetáculo Dançando em Lúnassa em 2013, com 03 estrelas da Revista Veja São Paulo e do jornal Folha de São Paulo e indicação de melhor atriz (Denise Weinberg) ao prêmio Quem de Teatro, reestreia dia 19 de fevereiro no Viga Espaço Cênico.

Nesta montagem, o diretor Domingos Nunez segue a linha de pesquisa de outros trabalhos da companhia, que tem buscado um diálogo entre a dramaturgia irlandesa contemporânea e a realidade brasileira. No caso de Dançando em Lúnassa, e na obra de Brian Friel como um todo, aspectos da linguagem constituem a essência a partir da qual a ação da peça evolui.

Dançando em Lúnassa é o maior sucesso de Friel, já tendo sido encenada no mundo inteiro. No Brasil, a primeira montagem foi a da Cia Ludens, em 2004. A peça já esteve em cartaz na Broadway e foi adaptada para o cinema com o título em português A Dança da Paixões, com Meryl Streep no elenco.

O espetáculo se passa na pequena cidade fictícia de Ballybeg, em 1936, no momento em que a chegada de um rádio e o retorno de um padre missionário da África transformam a vida de cinco mulheres para sempre. Na transição de uma sociedade rural irlandesa que começa a se industrializar, Michael, o narrador, relembra eventos que marcaram sua vida: a chegada do rádio; a visita de seu pai; o retorno do tio doente da África e a transformação nas vidas de sua mãe e tias. Intercaladas à narração, as cenas desvelam o cotidiano dessas cinco irmãs: seus afetos, paixões e desapontamentos. Às vésperas do festival em homenagem ao Deus pagão da colheita, Lugh, revelações importantes vêm à tona: a verdadeira crença do padre Jack, os propósitos quiméricos do pai de Michael e o colapso da estrutura familiar dessas mulheres calcada em princípios patriarcais, cristãos e hipócritas, que já não conseguem oferecer respostas a um mundo industrial e capitalista, anunciado pela chegada de fábricas e máquinas. A seu modo, com humor, cantando e dançando, as irmãs Mundy sinalizam o papel fundamental e mesmo revolucionário que as mulheres irão representar nessa nova ordem que se anuncia.

Fazem parte do elenco de Dançando em Lúnassa as premiadas atrizes Denise Weinberg (ganhadora dos prêmios APCA, Mambembe, Molière e Shell de teatro e sete prêmios em cinema), Sandra Corveloni (Palma de Ouro no Festival de Cannes, melhor atriz no Festival de Havana, Qualidade Brasil e Prêmio Contigo) e Clara Carvalho (vencedora dos prêmios Shell, Qualidade Brasil, APCA e Mambembe). Completam o elenco os atores Mário Borges, Renato Caldas, Amazyles de Almeida, Fernanda Viacava, Isadora Ferrite e Bruno Perillo.

FICHA TÉCNICA:

Autor: Brian Friel

Tradução e Direção: Domingos Nunez

Produção: Beatriz Kopschitz Bastos e Rosalie Rahal Haddad

Direção de Produção: Julio Cesar Pompeo

Cenografia e Figurinos: Telumi Hellen e Paula De Paoli

Direção Musical e Músicas Originais: Eliseu Paranhos e Vinícius Davidovitch

Iluminação: Aline Santini

Corpo: Neide Neves

Elenco:

Denise Weinberg - Kate

Sandra Corveloni - Maggie

Clara Carvalho - Agnes

Mário Borges- Jack

Isadora Ferrite - Rose

Renato Caldas - Gerry

Fernanda Viacava - Chris

Bruno Perillo - Michael

Trilha Sonora:

Baixo: Gibson Freitas Bateria, Claudio Oliveira Cello, Adriana Lombardi

Sanfona: Aline Reis Trumpete, Maycon Mesquita

Violão e Percussão: Vinícius Davidovitch

Coreografia: Edson Coelho

Assessoria de Imprensa: Fabio Camara

Fotografias: João Caldas Fº

Programação Visual Gráfica: Agência Nuts

Operação de Luz e Som: Felipe Jóia

Produção Executiva: Cristiana Gimenes

 

SERVIÇO:

LOCAL: Viga Espaço Cênico (Rua Capote Valente, 1323 – entre as ruas Heitor Penteado e Amália de Noronha, próximo ao metrô Sumaré), 74 lugares.

DATA: 19/02 até 10/04 (Quarta e Quinta às 21h)

INGRESSOS: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada)

INFORMAÇÕES: 3801 1843

DURAÇÃO: 110 minutos

CLASSIFICAÇÃO: 12 anos

 

Comentários
Assista ao vídeo