Informes - Kids e Teens

Teatro de Torneado apresenta o infantil Clara Cor de Um Silêncio Azul em abril

27 de Março de 2024

Com dramaturgia e direção de William Costa Lima, espetáculo é livremente inspirado no universo da autora Maria Clara Machado e narra história de uma menina que sofreu um acidente e ficou em coma

Créditos: Sylvia Sanchez

Com 18 anos de trajetória, a trupe Teatro de Torneado mergulha na obra de Maria Clara Machado, uma das maiores autoras brasileiras de teatro infantil, em Clara Cor de Um Silêncio Azul. O espetáculo estreou em 2021 e agora tem novas apresentações gratuitas no Teatro Cacilda Becker, entre os dias 13 e 28 de abril, aos sábados e domingos, às 16h.

O trabalho é a décima primeira peça do grupo e tem direção, dramaturgia e músicas originais de William Costa Lima, a direção musical é assinada por Gustavo Kurlat e a criação musical e arranjos são do duo Cervantes (Sandro Dornelles e De La Manncha). Já o elenco traz os artistas-criadores Alexya Manente, Letícia Carmona, Maira Sera, Marina Yohara e Thiago Andrade.

Clara Cor de Um Silêncio Azul é uma apaixonada homenagem aos artistas das artes cênicas num período pós-pandêmico. A peça conta a história da menina Clara, que adorava ir ao Rio de Janeiro assistir às montagens do Teatro Tablado. No fim de uma das sessões, ela sofre um acidente na frente do teatro e passa 64 dias em coma.

O espectador acompanha o que acontece com essa menina que após o acidente permanece em coma em um hospital, transitando entre a realidade hospitalar e o universo lúdico de Maria Clara Machado. Trata-se de uma reflexão sobre o tema da morte na constituição do imaginário infantil.

E, a partir desse mergulho sobre o que se passa na imaginação de uma criança num momento tão delicado, a trupe Teatro de Torneado convida os pequenos a pensar como a imaginação ainda pode nos manter vivos mesmo diante de situações tão difíceis.

O projeto obteve a primeira colocação no edital PROAC 2019 de Montagens para infância e juventude, estreou em 2021, no meio da pandemia de Covid-19, quando adultos e crianças um momento tão ruim como aquele vivido pela protagonista. E, agora, faz novas apresentações graças aos recursos da Lei Paulo Gustavo.

Sobre o Teatro de Torneado 

Criado em 2005, o Teatro de Torneado é uma trupe de artistas das artes cênicas concebida por William Costa Lima que tem construído uma trajetória de caráter itinerante, circulando por diversas instituições públicas e privadas, centrais e periféricas da cidade de São Paulo e de sua região metropolitana. 

A trupe possui onze espetáculos em sua trajetória: Menina de Louça (2006), Primavera (2008), Dias de Campo Belo (2009), Refugo (2009) – texto de Abi Morgan, O Girador (2012), Peter em Fúria (2014), Celofane (2015), Palpitação (2016), Do Ensaio para o Baile (2017), Incandescente (2019) e Clara Cor de um silêncio azul (2021). 

O bando já recebeu várias premiações em importantes festivais e tem sido contemplado em diversos editais (PROACs e Prêmio Zé Renato), sendo indicado também para o Prêmio Shell de Teatro 2015, na categoria Inovação, e ao Prêmio Aplauso Brasil, na categoria de melhor espetáculo para infância e juventude.

Para além de seus espetáculos, em sua trajetória, a trupe realizou ações importantes como a construção do Sítio Cultural Alsácia (de 2015 a 2021); a ocupação sustentável do Teatro Municipal de Ribeirão Pires (abandonado há mais de uma década) e a criação e aprovação da Escola Atemporal de Artes (escola técnica de formação de artistas reconhecida pelo MEC).

Ficha Técnica

Dramaturgia, direção e músicas: William Costa Lima

Produção Executiva: Jefferson Silva

Artistas criadores: Alexya Manente, Letícia Carmona, Maira Sera, Marina Yohara e Thiago Andrade

Direção musical: Gustavo Kurlat

Criação musical e arranjos: Com Cervantes (Sandro Dornelles e De La Manncha)

Cenário: Alexya Manente e William Costa Lima

Iluminação: Letícia Carmona e William Costa Lima

Figurinos: Maira Sera

Designer de adereços e maquiagem: Lucas Gomes

Confecção de figurinos e adereços: Jucy Santana, Lucas Gomes, Maira Sera, Marina Yohara

Operação de luz e vídeo: Glória Miranda

Técnico de Som: Nilo Araújo

Assistente de Produção: Mayara Sobral  

Assistente de produção: Thais Moura                     

Colaboração e pesquisa pedagógica: Luiza Americano Grilo, Marc Strasser e Vita Ichilevici

Fotografias: Sylvia Sanchez.

Intérprete de LIBRAS: Luccas Araújo.

Realização: Torneado Produções

Apoio: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo Federal, Ministério da Cultura e a Lei Paulo Gustavo.

#LeiPauloGustavoSP e #tudoviracultsp

Sinopse

Clara adorava ir ao Rio de Janeiro assistir às peças do Teatro Tablado. Um dia, depois de assistir a uma sessão, a menina sofre um acidente em frente ao teatro e passa 64 dias internada em um hospital. Ali, em coma, cercada de médicos, aparelhos e enfermeiras, a menina revive do seu jeito, em sua imaginação, histórias e personagens do Tablado, mergulhando no universo lúdico do Teatro.

Serviço

Clara Cor de Um Silêncio Azul, do Teatro Torneado

Temporada: 13 a 18 de abril, aos sábados e domingos, às 16h*

*Uma sessão extra acontece no dia 19, às 14h30, com tradução em libras.

Teatro Cacilda Becker – Rua Tito, 295, Lapa

Ingressos: Grátis, retirar uma hora antes da sessão

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos

Acessibilidade: Teatro acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. 

Comentários
Assista ao vídeo