Colunistas - Zacarias Pagnanelli

Zacarias Pagnanelli entrevista o Juiz de Direito Dr. Newton Carneiro Primo

19 de Março de 2024

O CEO do Portal Cartão de Visita News, apresentador no Grupo Thathi de Comunicação e suas multiplataformas, e Diretor Nacional de Relações Institucionais da Associação Paulista de Imprensa, Zacarias Pagnanelli, entrevistou o Juiz de Direito Dr. Newton Carneiro Primo. Atualmente, exerce o cargo de juiz titular da Infância e Juventude de Ananindeua, região metropolitana de Belém.

Trajetória:

Formou-se em Direito pela Universidade da Amazônia, concluiu o Curso de Preparação para a Carreira da Magistratura, na Escola Superior da Magistratura do Pará. Foi aprovado para o cargo de Analista Processual do Ministério Público da União, tendo sido lotado inicialmente no MPDFT, em Brasília e, depois, em virtude de remoção, no Ministério  Público Militar, em Belém. Foi aprovado em primeiro lugar para o cargo de juiz de Direito do Pará, estado em que atuou, dentre outras, nas comarcas de Cametá, São Miguel do Guamá, Portel, São Sebastião da Boa Vista, Itaituba e Irituia. Atualmente ocupa o cargo de juiz da Infância e Juventude de Ananindeua, na região metropilitana de Belém, tendo integrado a Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional do Pará – CEJAI-PA.

Livro:

Romance enfatiza a urgência do amor na era da intolerância.  A vida inspira a arte para levar uma mensagem clara de que, em tempos de ódio, existe uma chave para quebrar a intolerância. É essa a premissa de O amor em meio ao dissenso, novo romance do juiz Newton Carneiro Primo. A narrativa parte de um cenário pandêmico, que trouxe não somente a calamidade em saúde, mas uma guerra político-partidária e a constante sensação de insegurança.

A obra é um convite à reflexão sobre questões sociais, políticas e, sobretudo, existenciais, por meio da jornada de Tatiana e David. A protagonista, uma procuradora da República recém-separada, é obrigada a assumir sozinha a condução do lar e os cuidados com os filhos, e tem o destino entrelaçado a um colega de profissão. Ele, um homem brilhante, mas retraído e repleto de questões internas mal resolvidas, abre o coração para o novo relacionamento justamente neste momento de perdas e incertezas, mas esconde segredos que podem colocar a relação em cheque.  

É em meio à pandemia e ao dissenso político-ideológico que é travada a luta de David e Tatiana para manter o amor. Conhecedor dos preceitos de justiça e expectador de tantas mazelas sociais, o autor conclama as pessoas a refletirem sobre temas como saúde mental, diversidade, política, e espiritualidade, e revela um pequeno retrato da angústia humana diante da acelerada e incompreendida mudança de valores por que passa o mundo.

Era uma realidade nova, em um contexto em que as pessoas acreditavam que a ameaça estava fora de casa, quando, na verdade, estava por toda parte, especialmente dentro delas mesmas. (O amor em meio ao dissenso, p. 15)

Para além das camadas factual, filosófica e política, o enredo detém, no aspecto espiritual, uma grande força impulsionadora para a conciliação de contrários, que só é alcançável com respeito e colocando-se acima da crença político-ideológica - passageira e mutável. Em O amor em meio ao dissenso, Newton Carneiro Primo conduz os leitores a experiências inseridas em uma realidade marcada por extremos opostos, com personagens sendo desafiados a evoluir em suas concepções, a partir não de conveniências pessoais, mas do sentimento que é capaz de mudar o mundo e modificar positivamente as pessoas: o amor.

--

Ficha técnica

Título: O amor em meio ao dissenso – Romance de uma época de extremos
Autor: Newton Carneiro Primo 
Editora: Artêra Editorial 
ISBN: 978-6525044309
Páginas: 508
Preço: R$ 82,00
Onde encontrar: Amazon

Clique aqui para comprar o livro: https://www.amazon.com.br/amor-meio-dissenso-Romance-extremos/dp/6525044308
 

Redes sociais do autor

_________________________

Comentários
Assista ao vídeo