Viver - Saúde

Cirurgião plástico desmente alguns dos mitos mais comuns sobre o implante de silicone

11 de Março de 2024

Dr. Claudio Dias Rodrigues explica que o procedimento evoluiu para proporcionar máxima segurança e excelentes resultados

Foto: Freepik/ Divulgação

Implantes de silicone nos seios são um dos desejos mais comuns entre as mulheres brasileiras. Atualmente, o procedimento para colocação das próteses mamárias é, inclusive, a segunda cirurgia plástica mais procurada, logo após a lipoaspiração. Entretanto, muitos mitos ainda rondam esse tipo de procedimento, afastando muitas pacientes da realização de um sonho.

O cirurgião plástico Dr. Claudio Dias Rodrigues, com mais de 25 anos de experiência na especialidade, explica que os implantes mamários são próteses geralmente feitas de silicone para alterar o tamanho e a forma dos seios, podendo ser utilizados tanto para fins estéticos quanto reparadores, como nos casos de pacientes pós-câncer de mama.

As próteses atuais, segundo o Dr. Claudio, são extremamente seguras e capazes de proporcionar resultados excelentes e naturais. "Existe uma gama enorme de tipos e formas de prótese, de modo que sempre podemos usar a mais adequada para cada paciente", destaca o cirurgião. Ele também explica que os implantes utilizados nos dias de hoje também possuem características como cápsulas texturizadas e múltiplas camadas, que ajudam a manter o gel coesivo sempre no seu devido lugar.

Dr. Cláudio também explica que praticamente não há contraindicações para a colocação de próteses de silicone. Ele conta que, em geral, a cirurgia é realizada a partir dos 18 anos, após o término completo do desenvolvimento físico e psicológico da mulher, embora haja exceções. Pacientes com doenças autoimunes também devem passar por uma análise mais cuidadosa antes da colocação das próteses, pois suspeita-se que esse tipo de implante possa gerar complicações em uma minoria dos casos.

Após a cirurgia, a mulher pode viver uma vida completamente normal e sem limitações, ao contrário do que muitos pensam. Dr. Claudio ressalta que as próteses são extremamente duráveis, sendo que, em geral, não precisam ser trocadas ao longo da vida. Também não há prejuízo à amamentação, a não ser nos casos em que a colocação do implante é acompanhada de mamoplastia ou mastopexia — procedimentos que podem retirar parte das glândulas mamárias e reposicionar a aréola.

Dr. Claudio Dias Rodrigues | Foto: Divulgação

Para as pacientes com implantes de silicone, a única recomendação especial é o acompanhamento regular com um médico, para garantir a integridade das próteses e evitar qualquer problema. “É imprescindível que toda paciente implantada siga uma rotina de autoexame, palpação, exame ultrassonográfico a cada um ou dois anos, além de mamografia de rotina a partir dos 35 ou 40 anos. Qualquer anormalidade deve ser investigada”, explica o médico.

Assim como em outros tipos de procedimentos cirúrgicos, a escolha do profissional também é importante para garantir bons resultados. Com a experiência e qualificação técnica do Dr. Claudio Dias Rodrigues, o sonho dos implantes mamários podem se tornar realidade e abrir um caminho para a autoconfiança e o bem-estar ao longo da vida das mulheres, sem causar preocupações ou transtornos.

 

Fonte: Dr. Cláudio Dias Rodrigues – Cirurgião Plástico

@drclaudiodiascirurgiao | www.clinicaclaudiodias.com.br

Comentários
Assista ao vídeo