Cultura - Música

"Cheguei Pra Ficar" é a primeira amostra do álbum do forró que reúne as vozes de Mariana Aydar e Mes

7 de Março de 2024

Clássico escrito por Dominguinhos e Anastácia, single ganha clipe com muita dança

Foi por meio de Dominguinhos (1941 – 2013) que Mariana Aydar e Mestrinho se conheceram. Àquela altura, ela dirigia um documentário sobre o mestre pernambucano e estava completamente mergulhada naquela figura, o que fazia estreitar ainda mais a relação que desenvolveu com sua obra desde a adolescência. Já Mestrinho acompanhava o próprio Dominguinhos na estrada, em shows e gravações, ajudando o artista a escrever os últimos capítulos daquela mesma história que Mariana contaria em seu filme.

Passada mais de uma década do primeiro encontro, é justamente uma canção de Dominguinhos que une agora Mariana Aydar e Mestrinho. Cheguei pra Ficar é uma parceria de Dominguinhos e Anastácia que a Mariana e Mestrinho gravam agora em dueto. Produzida por Tó Brandileone (um dos integrantes da banda 5 a Seco), a faixa chega às plataformas de música em 07 de março e é o primeiro single de “Mariana & Mestrinho”, álbum dedicado ao forró que a dupla lançará em abril. Não poderia haver, portanto, um elo que melhor pudesse amarrar laços estéticos e afetivos de ambos.

Ouça aqui: https://links.altafonte.com/chegueipraficar

A nova versão de Cheguei pra Ficar contou com Mestrinho no acordeon, Feeh Silva na zabumba e no triângulo e Léo Rodrigues na percussão. Multi-instrumentista, Tó Brandileone tocou piano, violão, guitarra, baixo, sintetizador e percussão. E um grande coro infantil (leia ficha técnica completa abaixo) arrematou a gravação. Pequena obra-prima da música popular brasileira, a canção Cheguei pra Ficar foi lançada pelo próprio Dominguinhos no cultuado álbum Domingo Menino Dominguinhos, de 1976.

A faixa chegou acompanhada também de um clipe, assim como será em todas as faixas do álbum. Vários casais estão dançando ao som de Cheguei Pra Ficar, assim como Mariana e Mestrinho, e em algumas cenas os casais se misturam e trocam seus parceiros. As imagens foram gravadas no União Fraterna, em São Paulo, e a direção é de Breno Kruse e Autumn Sonnichsen.

Alerta de spoiler: além de Cheguei pra Ficar, o álbum “Mariana & Mestrinho” traz mais canções do repertório de Dominguinhos e outros clássicos do forró entre suas dez faixas. Mas junta esse amor pela tradição do gênero com material inédito – canções escritas por Mariana, Mestrinho e outros compositores absolutamente apaixonados pelo pé de serra.

CHEGUEI PRA FICAR
(Dominguinhos/ Anastácia)

Ô minha gente, cheguei

Cheguei e vim pra ficar

Trago a certeza comigo

Que eu cheguei pra demorar

Trago nas mãos um aperto

Nos olhos, trago esperança

No coração, trago amor

E no futuro, muita crença

Vejo na terra plantio e colheita

Vejo no mundo um prenúncio de paz

Vejo alegria no rosto do povo

Aqui vou ficar, não vou sair mais

FICHA TÉCNICA | MÚSICA

Vozes: Mariana Aydar e Mestrinho

Mestrinho: acordeon

Tó Brandileone: piano, violão, guitarra, baixo, sintetizador e percussão

Feeh Silva: zabumba e triângulo

Léo Rodrigues: percussão

Alice Perosa, Ana Toledo Enohata, Angelo Continentino Bezerra Gama Rodrigues, Arthur Llorca Dall'Acqua, Brisa Duani Aydar, Catarina Bayeux Guedes Nunes, Clara Elias Alvernaz, Felipe Amaro Freitas, Isabel Llorca Dall'Acqua, Joaquim Andrade Cunha, Julia Ferreira Almeida, Serena Hornhardt Rodrigues e Sophia Litieri Pereira Thomeu: coro produzido por Tó Brandileone

Direção Geral: LF+C          

Managers: Luís Felipe Couto e Anderson Furtuoso

Produção Executiva: Camila Hornhardt

FICHA TÉCNICA | CLIPE

Direção: Breno Kruse e Autumn Sonnichsen

Diretor de fotografia: Marcos Voma

Edição: Breno Kruse e Mariana Aydar

Tratamento de imagem: Nicolas Leite

Bailarinos: Igor Santos, Jéssica Fadul, Marília Cervi, Ana Beatriz Nunes, João Vitor Ferrari, Carolina Gold, Leo Rodrigues, Letícia Antunes, Daniela Queiroz, Kaleb Lopes, Isabelle Dias, Daniela Gianini, Alex Sandro, Luiz César de Oliveira.

Comentários
Assista ao vídeo