Viver - Esporte

Florianópolis recebe torneios internacionais de tênis ENGIE Open

19 de Fevereiro de 2024

Competições masculina e feminina acontecerão, simultaneamente, de 1 a 7 de abril, no Lagoa Iate Clube

Pelo segundo ano seguido, Florianópolis será palco de um dos maiores eventos de tênis do Brasil. De 1 a 7 de abril, nas quadras de saibro do Lagoa Iate Clube (LIC), o ENGIE Open irá receber, simultaneamente, um torneio masculino da série ATP Challenger 75 e um torneio feminino ITF W75.

Ao todo, o ENGIE Open  distribuirá o total de US$ 142 mil (cerca de R$ 710 mil na cotação atual) em premiação, além de 75 pontos ao campeão e à campeã.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Rafael Westrupp, juntar as duas competições faz parte do incentivo da entidade em dar as mesmas condições para homens e mulheres. “Depois do sucesso que o ENGIE Open teve no ano passado, pudemos não apenas dar sequência ao evento, mas também trazer a competição feminina, para que as mulheres possam competir no mesmo local, nas mesmas condições e num torneio de mesma proporção. Já temos buscado trazer mais equidade de gênero ao nosso esporte e ter empresas como o Banco BRB e a ENGIE Brasil Energia apoiando o nosso trabalho torna tudo isso possível”, destacou.

"A parceria da ENGIE com o universo do tênis brasileiro veio para ficar. Com o patrocínio à CBT, apoiamos também cinco atletas do circuito feminino, entre elas a tenista Bia Haddad Maia, brasileira melhor colocada no ranking mundial. Abordamos a linguagem do tênis para falar da abertura do Mercado Livre de Energia em nossas campanhas. Além disso, patrocinamos campeonatos país afora, a exemplo do ENGIE Open que se realiza em Florianópolis, cidade sede da Companhia. Essa certamente será uma parceria de longa data e de muito sucesso", acrescentou o Diretor de Comercialização de Energia da ENGIE Brasil Energia, Gabriel Mann.

“Estamos muito felizes e entusiasmados para recebermos mais um ATP Challenger em Florianópolis e no Lagoa Iate Clube – LIC. Este é um torneio de nível ATP que vem se repetindo e demonstrando a qualidade de nossos clubes Catarinenses em receber esse tipo de evento. Agradecimento muito especial a Confederação Brasileira de Tênis, na pessoa de seu Presidente Rafael Westrupp, por confiar em SC e nos presentear com o melhor do tênis mundial até onde nossos braços alcançam”, completou o presidente da Federação Catarinense de Tênis, Alexandre Farias.

A ATP e a ITF divulgarão, no próximo mês, a lista de inscritos e a expectativa é que o torneio reúna alguns dos principais tenistas da América do Sul, entre eles os brasileiros e brasileiras que terão a oportunidade de jogar em casa. No ano passado, alguns destaques como Laura Pigossi, Carolina Meligeni, Gustavo Heide e Pedro Boscardin, além dos chilenos Alejandro Tabilo e Tomás Barrios Vera conquistaram torneios realizados pela CBT. Em Florianópolis, João Fonseca – que terminou 2023 como número 1 do ranking juvenil – marcou presença na competição, após receber Wild Card (convite) da CBT, e disputou seu primeiro ATP Challenger da carreira, onde chegou à sua primeira disputa de quartas de final entre os profissionais.

As competições fazem parte do Circuito Banco BRB/ENGIE de Tênis profissional e promovem a equidade de gênero, com 12 competições ao longo do ano, sendo seis masculinas e seis femininas. Até o momento, já foram confirmados  torneios em Recife (PE), Feira de Santana (BA), Maceió (AL) e São Leopoldo (RS).

Serviço

ENGIE Open – ATP Challenger 75/ENGIE OPEN – ITF W75

Quando – 1 a 7 de abril

Onde – Lagoa Iate Clube 

Rua: Hyppólito do Valle Pereira, 620 - Lagoa da Conceição - Florianópolis

Entrada gratuita

Comentários
Assista ao vídeo