Viver - Esporte

Do futevôlei ao beach tennis: os esportes de areia estão em alta e exigem atenção; saiba os cuidados

14 de Fevereiro de 2024

Personal trainer pioneiro em treinamento funcional nas praias do Rio, Bruno Sapo está de volta à cidade e explica como tornar os esportes que são a cara do verão, cada vez mais seguros e destaca a musculação como uma preparação importante

O verão está aí e com os dias mais longos e temperaturas mais altas, trocar ambientes fechados por esportes ao ar livre se tornam uma ótima ideia, principalmente na praia. Até mesmo em cidades não litorâneas, as quadras de areia vem ganhando espaço para aulas de Beach Tennis e Futevôlei, por exemplo. Proteção solar e hidratação reforçada estão entre as palavras de ordem, mas além disso, para garantir uma prática segura, o personal trainer Bruno Sapo reafirma a necessidade do fortalecimento adequado.

“Qualquer tipo de esporte, se bem feito, proporciona inúmeros benefícios à saúde. No entanto, esportes praticados ao ar livre tem um potencial de melhora ainda maior na saúde mental. É importante saber que exercícios de areia exigem maior resistência e propriocepção.  A musculação pode se tornar uma aliada na prevenção e na performance.”

Inúmeros benefícios

Bruno Sapo é pioneiro em treinamentos na areia desde quando criou o Treino do Sapo nas praias do Rio, que hoje se tornou também uma plataforma online e já ajudou milhares de alunos ao longo de 14 anos. 

De volta à cidade após temporada em São Paulo, o profissional de educação física fala com propriedade sobre os principais benefícios dos esportes de areia. “Dependendo do treino, pode trazer benefícios como aumento da capacidade respiratória, resistência muscular, potência, e é ótima alternativa para emagrecimento.” 

Muito além dos benefícios físicos, Bruno destaca principalmente sobre a saúde mental. “Ficamos tempo demais dentro de casa devido a pandemia e agora os exercícios a céu aberto podem ser aliados, já que podem reduzir os sintomas de ansiedade e depressão.

Esporte para todos, mas com cuidado

O risco de lesão é iminente em qualquer esporte, quando mal praticado, e na areia esse fator não é diferente. Bruno explica que nem sempre os esportes de praia precisam ser de alta intensidade, e que isso depende do profissional definir a progressão correta respeitando o limite de cada aluno.

De acordo com o personal, não existem contraindicações específicas para esportes de areia, mas o primeiro ponto é passar por uma avaliação médica e contar com um bom profissional. 

“Qualquer pessoa pode participar de treinos na areia. O leque de opções é tão grande que abrange desde sedentários até pessoas treinadas. Mas até sem condições especiais, todo mundo deve passar por uma avaliação médica e pela orientação de profissionais de educação física que saibam adequar para a condição de cada um”.

E para quem já está liberado para começar, Bruno recomenda unir a atividade à musculação. “É uma aliada na prevenção e na performance”, afirma. Novamente, aqui se faz necessário o auxílio de um profissional. “O que fortalecer vai depender da modalidade, porque são esportes que trabalham bastante o corpo todo, com algumas especificações. Além da prevenção, existem pontos de performance que serão melhorados, como força explosiva e potência para chegar e alcançar a bola com mais velocidade”.

Quando o assunto é beach tennis, o fortalecimento se torna ainda mais específico, já que segundo Sapo, o esporte requer bastante dos antebraços e dos ombros. “Na dúvida, trabalhos de fortalecimento do corpo todo são sempre bem-vindos, além de treinos de equilíbrio e coordenação, que são interessantes para qualquer modalidade”.

Treino do Sapo retorna ao Rio

Pioneiro nos treinos funcionais na praia, os conceitos do futebol americano e R$ 200 emprestados do pai foram suficientes para o começo de uma ideia que tornaria Bruno um dos profissionais mais conhecidos da área. 

O TDS foi desenvolvido para jogadores de futebol americano, mas se tornou uma febre para todo mundo que queria uma vida mais saudável e bons resultados estéticos. Hoje, Bruno faz com que seu atendimento seja completo e humanizado. 

De volta ao Rio e com alguns anos de experiência a mais, ele conta que não pretende voltar para a areia como fazia, em torno de 6 horas diárias, mas que sempre estará disposto a preparar e desenvolver alunos para os esportes de areia.“Sempre tenho alunos pedindo para que eu volte a esse modelo e a resposta é sim e não. Agora pretendo fazer eventos mensais, aulas em grupo e personal.”

Comentários
Assista ao vídeo