Viver - Saúde

Será que Pilates é mesmo o melhor método para tratar escoliose? 

8 de Fevereiro de 2024

Por Karina Hiratuka

Será que Pilates é mesmo o melhor método para tratar escoliose?  A resposta é não. O método Pilates não é específico para escolise. O método Pilates trabalha de forma bilateral o corpo. 

De acordo com os estudos recentes, o tratamento da escoliose deve ser feito com exercícios específicos que trabalhem a correção tridimensional da coluna vertebral de acordo a especificidade de cada paciente. Mas afinal, se o Pilates não é tratamento para escoliose, por quê temos tanta indicação médica para procurar um Studio de Pilates?

Porque o tratamento não é sobre o ambiente que o paciente é atendido, mas sim sobre o Fisioterapeuta que direciona os exercícios.

É totalmente possível gerar resultados com os pacientes usando o raciocínio clínico e os equipamentos de um Studio de Pilates, porém não através do Método Pilates Autêntico.

Para que seja feito o tratamento adequado a escolha do profissional é fundamental. O Fisioterapeuta precisa ser especialista em Tratamento de Escoliose através de exercícios específicos.

Mas quando procurar um profissional? 

De forma geral, é importante estar atento à postura da criança, principalmente a partir dos 7 anos. Em casos mais leves de escoliose, dificilmente os pais notarão grandes alterações na postura do filho. Então uma dica é olhar para a altura dos ombros da criança e posição das escápulas. Quando há alteração na simetria existe um sinal de alerta para procurar uma avaliação mais específica.

Essa avaliação inicial clínica feita por um Fisioterapeuta conseguirá fazer o diagnóstico da escoliose através de avaliação postural, exame de Radiografia Panorâmica de Coluna Total em P.A. e Perfil em posição ortostatica para avaliar o grau de inclinação (Cobb), de rotação (Nash & Moe), se a curva é primária, secundária, grau de mobilidade da curva. Também pode ser solicitado o exame de Escanometria de Membros inferiores para saber se há diferença entre o tamanho do Fêmur direito e esquerdo.  (Nesse caso fazemos a indicação de uso de palmilha específica).

Assim conseguimos um mapa para a execução dos exercícios corretos, assim como determinamos o número de dias na semana que o adolescente precisa de atendimento. Que pode ser de 2 até 7 vezes na semana. Saber o prognóstico do paciente, se além dos exercícios ele também precisa de colete 3D ou se for um caso mais grave, preparar para a cirurgia.

Como é muito comum que o médico indique o tratamento no Studio de Pilates, essa é sim uma boa porta de entrada. Porém se esse paciente for praticar o método autêntico do pilates, ele pode até mesmo piorar a sua curva. Porque quando o paciente tem escoliose, o exercício feito para o mesmo lado da curva é um gol contra. Ele piora a curva desse paciente.

Acredito que seja de fundamental importância que os pais tenham conhecimento sobre o que é escoliose, quando ela inicia, até quando podemos tratar, quais os pontos que eles precisam se atentar com os filhos. Então fique atentos à coluna das crianças. E principalmente, conversem com o médico, e procurem um profissional que tenha especialidade em correção de desvios da coluna.

Sobre a autora:

 
Comentários
Assista ao vídeo