Colunistas - Rodolfo Bonventti

Eterna Memória: Heron Domingues

7 de Fevereiro de 2014
 
Heron Domingues foi a voz oficial do Repórter Esso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nascido Heron de Lima Domingues, em São Gabriel, no interior do Rio Grande do Sul, o jornalista e noticiarista Heron Domingues tinha uma das vozes mais marcantes que passou pelo nosso rádio e pela nossa televisão.

Heron começou nos microfones meio que por acaso. Em 1941 foi fazer um teste para ser cantor na Rádio Gaúcha e acabou, na falta do locutor oficial da rádio, entrando no ar para anunciar, em primeira mão, o ataque japonês a Pearl Harbor, durante a Segunda Guerra Mundial.

Heron Domingues, Repórter Esso ainda no rádio 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Descobriu nessa experiência que esse era o caminho que queria seguir, e depois da Rádio Gaúcha, veio para o Rio de Janeiro trabalhar na Rádio Nacional. E foi na emissora carioca que ele virou celebridade nacional, a partir de 1944, quando passou a apresentar o “Repórter Esso”.

O sucesso de Heron Domingues e do noticiário que ele apresentava era tão grande que no Brasil inteiro o que mais se falava era: “se o Repórter Esso não falou é porque não aconteceu ou não deve ser verdade”.

Na televisão ele começou no final dos anos 60 na extinta TV Rio e em 1971 foi para a TV Globo, onde apresentou o “Jornal da Noite” e depois o “Jornal Internacional”.

Heron Domingues em 1974 apresentando o Jornal Internacional

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Casado com a também jornalista Jacyra Domingues, Heron bebia e fumava muito, o que provavelmente provocou o infarto fulminante que o levou aos 50 anos, poucas horas depois de ter anunciado em rede nacional, e em primeira mão, o impeachment do ex-presidente norte-americano Richard Nixon, na edição do “Jornal Internacional” do dia 9 de agosto de 1974.

 

 

 

Comentários
Assista ao vídeo