Colaboradores - Patrícia Fernandes

A Arte Caligráfica de Carlos Setsumi Abe

15 de Janeiro de 2024

A cidade de Londrina, no coração do estado do Paraná, é lar de muitas histórias fascinantes, e uma delas é a trajetória de Carlos Setsumi Abe, um talentoso calígrafo de 68 anos, filho de imigrantes japoneses. Sua jornada de vida se estende desde o Brasil até o Japão, e de volta ao Brasil, onde ele encontrou sua verdadeira paixão na arte da caligrafia.

A Arte Caligráfica de Carlos Setsumi Abe | Foto: Divulgação

Nascido em Londrina, Carlos carrega consigo a herança cultural de seus pais, que imigraram do Japão para o Brasil em busca de uma vida melhor. Sua ligação com as raízes japonesas sempre foi forte, mas foi quando decidiu se aventurar no Japão que sua vida tomou um rumo extraordinário.

Carlos passou 19 anos no Japão, dedicando-se ao trabalho em montadoras. Essa experiência não apenas ampliou seus horizontes profissionais, mas também proporcionou a ele uma imersão na rica cultura japonesa. Ao retornar ao Brasil em 2009, Carlos trouxe consigo não apenas memórias enriquecedoras, mas também uma paixão que nunca esmoreceu: a arte da escrita e do desenho.

Hoje, aos 68 anos, Carlos Setsumi Abe é um renomado calígrafo, especializado na elaboração de convites de casamento, certificados e diplomas, além de se dedicar ao campo mais amplo do design artístico. Seu trabalho reflete não apenas habilidade técnica, mas uma conexão profunda com a estética japonesa e uma compreensão sutil da beleza nas formas escritas.

Seus convites de casamento, em particular, tornaram-se verdadeiras obras de arte personalizadas. Cada peça é meticulosamente elaborada, combinando tradição e inovação para capturar a essência única de cada casal. Carlos não apenas domina a técnica da caligrafia, mas também incorpora elementos de design que refletem a personalidade e a história de seus clientes.

Além de convites de casamento, Carlos dedica-se à criação de certificados e diplomas que se destacam pela elegância e sofisticação. Sua habilidade em transformar simples documentos em peças artísticas adiciona um toque especial a cada conquista celebrada.

No mundo da arte e do design, Carlos Setsumi Abe continua a ser uma inspiração para aqueles que buscam a fusão entre tradição e contemporaneidade. Seu percurso de vida, atravessando fronteiras e culturas, é testemunho de como a paixão pela arte pode transcender barreiras e enriquecer a vida de todos que têm a sorte de cruzar seu caminho.

Comentários
Assista ao vídeo