Informes - GERAIS

Com decoração até 20/01, Natal nas Montanhas de Monte Verde-MG já recebeu mais de 180 mil turistas

12 de Janeiro de 2024

Com o tema “Contando Histórias, Desenhando Sonhos”, evento segue durante o início de 2024, encantando e emocionando os visitantes

Decoração mantida e passeio ciclístico beneficente são atrações de janeiro do Natal nas Montanhas | Foto: Tom Araújo/Prefeitura de Camanducaia/MOVE

Consolidado como um destino nacional de Natal, Monte Verde (MG) recebeu mais de 180 mil turistas desde o início da programação do “Natal nas Montanhas, Contando Histórias 2023”, em 29 de novembro, de acordo com a Secretaria de Turismo de Camanducaia. E para quem ainda deseja se encantar, a decoração do distrito será mantida até o dia 20 de janeiro, quando acaba o evento.

Estamos realizando mais uma edição de sucesso do Natal nas Montanhas, preservando a decoração para encantar aqueles que visitarem o nosso distrito em janeiro. Esse foi um pedido dos turistas nos anos anteriores, que conseguimos realizar nesta edição”, ressalta Rebecca Wagner, presidente da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), que realiza o evento há quatro anos com o apoio da Prefeitura de Camanducaia.

Neste ano, o tema do Natal nas Montanhas é “Desenhando Sonhos”, uma homenagem a Jaime Pina, que eternizou a história de Camanducaia em textos e desenhos. A decoração é assinada pela cenógrafa Carla Joner, responsável por criar uma atmosfera de acolhimento aos turistas a partir das imagens desenhadas por Jaime Pina.

Além das atrações culturais promovidas em dezembro e da tradicional decoração, a programação do Natal nas Montanhas conta, também, com o “Pedal Luz”, que acontecerá no próximo dia 14, com percurso de 34 km para adultos, e um específico de 7 km para as crianças. De caráter beneficente, o evento convida os seus participantes a doarem alimentos, que serão destinados ao abrigo do município de Camanducaia. Mais informações sobre as inscrições no site e pelo telefone: (35) 98848-1943.

Foto: Tom Araújo/Prefeitura de Camanducaia/MOVE

Atrações culturais

Quem visitou Monte Verde em dezembro se emocionou com as apresentações culturais gratuitas que ocorreram ao longo do mês. Entre os destaques estiveram a Casa do Noel, o Despertar das Luzes e as apresentações de dança e música. Além disso, os visitantes puderam aproveitar, gratuitamente, as oficinas de pintura Bauer.

O Natal nas Montanhas é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e Lei Estadual de Incentivo à Cultura por meio do patrocínio da Companhia Melhoramentos (patrocinadora master), da Passalacqua, da Copasa, da Arteris e da Energisa. Além disso, o evento conta com apoio das seguintes empresas e entidades: Sebrae, Bauducco, Nova Minas, Desbravadores, OPX Incorporadora, EPTV, G1, Ser Mineiro, Home Fibra, ACMV, Circuito Serras Verdes, Natal da Mineiridade, WGO Comunicação, Idea Publicidade e Fundação Cultura da Energisa. Realização: MOVE, Prefeitura Municipal de Camanducaia, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Sobre a MOVE

Entidade associativa, apartidária e sem fins lucrativos, a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) foi criada no início de 2020 para promover o desenvolvimento econômico sustentável e ético do distrito de Monte Verde, polo turístico que pertence ao município de Camanducaia (MG), tornando-se referência no país. A agência atua com o objetivo de fortalecer e dar voz ao empresariado, a fim de potencializar a vocação turística local sob os seguintes escopos: hotelaria, comércio, receptivos, alimentação, ambiental, social, industrial, esportivo, artístico e cultural. Tem, ainda, como valores, a participação da sociedade na tomada das decisões e o cuidado e a valorização da paisagem e da cultura local. Atualmente, com mais de 160 associados, a MOVE apoia e oferece auxílio estratégico a empresas, ao poder público e à comunidade para o enfrentamento de desafios comuns; identifica, fomenta e divulga oportunidades de investimentos; promove novos negócios e parcerias; apoia, produz e viabiliza eventos turísticos na região; e promove turismo diversificado e economia de alternativas para negócios sustentáveis.

Comentários
Assista ao vídeo