Colaboradores - Patrícia Fernandes

Participação no 1º FAMTUR Internacional em Campos do Jordão

4 de Dezembro de 2023
Foto: Divulgação

Entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, tive a honra de participar do primeiro FAMTUR INTERNACIONAL na encantadora cidade de Campos do Jordão. O evento foi uma experiência única, repleta de atividades que exploraram a rica natureza, aventuras na montanha, cultura, gastronomia e, por fim, uma despedida cheia de gratidão.

Foto: Divulgação

01 dia - 27 de novembro - 2023: Chegada e Abertura Oficial

O evento começou com a chegada dos convidados em Campos do Jordão, seguida pelo check-in em hotéis e pousadas parceiras. Às 15h, o grupo se reuniu para uma recepção e apresentação, embarque no bondinho da EFCJ com destino ao Parque Capivari, onde ocorreu o discurso de abertura do FAMTUR e Boas Vindas aos participantes. A noite foi marcada por uma apresentação artística da Fundação Lia Maria Aguiar, seguida por uma visita no Portal de Campos do Jordão e finalizamos o primeiro dia com um jantar de boas-vindas no restaurante Mercearia no Centro do Capivari.

02 dia - 28 de novembro - 2023: Natureza e Bem-Estar

O segundo dia explorou o tema "Natureza e Bem-Estar". Começamos com um café da manhã no hotel e uma visita ao Parque Estadual de Campos do Jordão, o Horto Floresta, criado em 1941, com área aproximada de 8 mil hectares, ocupa um terço da superfície do município da região serrana do Estado com mais de 186 especies de aves catalogadas e animais ameaçados de extinção, como a onça parda, a jaguatirica e o papagaio de peito roxo. O almoço no restaurante Dona Chica foi uma experiência rústica em meio à natureza, seguido pela visita ao Bosque Vermelho, que forma um tapete vermelho na mata devido ao desprendimento das folhas dos pinheiros (taxodium distichum) conhecido como “Pinheiro do Brejo”. A tarde foi dedicada à degustação de cervejas artesanais no restaurante Caras de Malte com degustação de cervejas artesanais, visita ao projeto Mostiqueria no Parque da Lagoinha, e uma visita ao restaurante Harry Pisek, onde fomos recepcionados pelo proprietário. O dia encerrou com um jantar no restaurante Le Foyer no centro turístico do Capivari.

03 dia - 29 de novembro - 2023: Aventura na Montanha

O terceiro dia foi repleto de aventuras na montanha. Após o café da manhã, visitamos o Parque AmantikirTarundu, um conjunto de jardins encantadores e o novo Parque Bambui, com degustação de cerveja com aperitivos na cervejaria GARD ao lado do Hotel Toriba. Com uma área de 300mil m2 de lindos bosques e vegetação nativa, lago e horta orgânica. Assim o quiosque para lanches, mesas para piquenique, redário e playground só tornam o ambiente mais acolhedor. A tarde foi dedicada a visita ao Parque Amantikir, o Jardim Botânico mais alto do Brasil, que conta com mais de 700 espécies de plantas que se distribuem em 28 ambientes com paisagismo criativo, inspirado na cultura de 14 países. O dia encerrou com um jantar no restaurante Toribinha, onde pudemos saborear um delicioso fondue.

04 dia - 30 de novembro - 2023: Cultura, Gastronomia e Gratidão

O penúltimo dia começou com uma visita ao Palácio Boa Vista inaugurado em 1964 como residência oficial de inverno do Governador de São Paulo, foi reinaugurado em 1970 como monumento de visitação pública e centro cultural, abrigando os primeiros concertos de inverno, consagrados já no ano seguinte como Festival de Inverno de Campos do Jordão. Visita ao Auditório Claudio Santoro, inaugurado em 1979, pelo Governo de São Paulo. Ele divide espaço com o Museu Felicia Leiner e estão localizados em um remanescente de Mata Atlântica, em uma área de 35 mil metros quadrados. Os eixos principais de desenvolvimento são relacionados as Artes Visuais, a Música e o Ambiente.

Na Fábrica de Cerveja Baden Baden conhecemos os processos da fabricação e degustamos as cervejas Baden Baden, originária de Campos do Jordão, uma das pioneira na produção de cervejas artesanais de alta qualidade. Desde 1999, mantém o compromisso de seguir a tradição cervejeira, inovando em receitas para proporcionar uma experiencia única.

Visita à Prana Fazenda e seus atrativos, culminando em um almoço especial. O retorno ao hotel foi seguido por um jantar de encerramento no hotel Quebra Noz.

05 dia - 01 de dezembro - 2023: Despedida

O último dia começou com um café da manhã no hotel e, após momentos de despedida, cada participante retornou às suas respectivas origens. A despedida foi carregada de gratidão pela experiência inesquecível em Campos do Jordão, a cidade mais alta do Brasil.

Agradeço imensamente aos organizadores, apoiadores e parceiros que tornaram possível esse evento excepcional. A beleza natural, a cultura rica e a hospitalidade marcante de Campos do Jordão ficarão eternamente em nossas memórias.

Foto: Divulgação

Serviços:

✓Hotéis:

@chateau_la_villette

@pousadadashortensias

@hoteltoriba

@hotelquebranoz

@pousadafigueiradaserra

✓Restaurantes:

@merceariacampos

@donachicarestaurante

@harrypisek

@restaurante_le_foyer

@toribinha

✓Cervejarias e destilados:

@harrypisek

@carasdemalte

@cervejariabadenbaden

@gardcervejaria

@danguacachacaria

✓Atrativos:

@fundacaoliamariaaguiar

@parquecapivari

@parquebambui

@amantikir

@tarundu

@pranapark_fazenda

@museufelícialeirner + Auditório Cláudio Santoro

✓Guias

@aguiatur_camposdojordao

@wrguiacamposdojordao

@sabrinaguiacj

✓Receptivo:

@wrcampos

@movietourcj

✓Organização:

@prefeituradecamposdojordao

@fausinetto

@campostur

Comentários
Assista ao vídeo