Colaboradores -

Processos Criativos na Literatura e no Design

29 de Novembro de 2023

Por Camila Piva

O que é um processo criativo? 

Imagem: Freepik

Pode-se começar pensando o que é um processo criativo e chega-se à conclusão de que eles fazem parte da transformação da ideia em uma ação, atividade, ferramenta ou objeto. Estes processos estão presentes em todas as áreas de criação, seja nas artes, publicidade, engenharia, programação, entre outras. Estes processos também são a possibilidade de estruturar um pensamento ou ideia, para que recorrendo a criatividade possa executar ou aprimorar.

Um processo criativo deve ter diferentes etapas. Um primeiro momento é o da preparação: fazer questionamentos para entender melhor qual seria a solução. Nesse momento deve se dedicar em como fazer, é uma fase de estudos, pesquisas que ajudam a entender a questão. Em segundo deixar que as ideias sejam estimuladas. No terceiro momento é quando surge a ideia. Já no quarto o foco é em realizar o projeto e ver se vai dar certo.

No meu processo criativo, seja com a palavra, o desenho ou o design, a grande questão são as lacunas que deixo propositalmente para que o leitor possa preencher com o seu olhar individual, com a sua experiência de vida. Gosto de criar leituras, seja de imagem ou de texto verbal, que contenham camadas de profundidade, que abram portas para que o leitor possa alcançar outros lugares. Nesse sentido, considero o leitor um coautor daquilo que crio”, diz Raquel Matsushita, design de livros.

Quando se fala em criatividade as vezes aparecem obstáculos que atrapalham o desenvolvimento do processo. As vezes a insegurança, o perfeccionismo, a falta de objetividade ou a zona de conforto.

As etapas acima sofrem algumas mudanças dependendo da área de atuação e do objetivo. No processo criativo do design a criatividade se coloca importante na produção de materiais gráficos, pois é ela que vai apresentar um diferencial que vai fazer com que o público seja impactado positivamente. Sem ela é fácil cair em ideias que já foram criadas. Por isso é necessário utilizar-se de técnicas para que gerem momentos de inovação. Explorar as paletas de cores pode trazer grandes ideias; usar story boards e mapas mentais, com certeza auxiliam muito promovendo a criatividade no design.

Na literatura pode-se ver que a importância da criatividade do design pode ser transferida para o processo criativo na leitura. É preciso gostar de ler, escrever textos autorais e buscar seu estilo. Para uma escrita criativa qualquer um pode usar sua imaginação e produzir textos diversos. É necessário explorar o desconhecido e deixar que a sua imaginação flua para começar o processo.

A literatura considerada brasileira começou a ser produzida com a chegada dos europeus no Brasil, com a famosa carta de Pero Vaz de Caminha. A partir disso um número imenso de obras foram escritas em nosso território e possuem características dos diferentes períodos da literatura com diferentes estilos.

Para ilustrar estas afirmações segue alguns escritores famosos, nacional e internacionalmente e um pouco do seu processo criativo.

Carlos Drummond de Andrade, foi um poeta que recebeu muitos prêmios, fazendo parte da segunda fase do modernismo brasileiro. No seu processo criativo mostrava crise existencial, conflitos espirituais, abordava temáticas sociopolíticas. A grande característica dele era a temática do cotidiano, seus poemas ultrapassam fronteiras.

 Outro grande escritor e músico brasileiro é Vinicius de Moraes, com ascendência nobre e incríveis dotes artísticos. Com apenas 16 anos entrou para faculdade de direito e estudou literatura inglesa na Universidade de Oxford. Era jornalista cronista e crítico de cinema. Foi um dos fundadores do movimento “Bossa Nova”, um dos grandes processos criativos brasileiros. Fez parte da segunda fase do modernismo apresentando uma poesia de questionamento e de inquietação social. Sua produção literária era caracterizada por mudar diversos longos e melancólico para uma linguagem objetiva e coloquial.

Por fim Jorge Amado, escritor brasileiro, advogado, viveu no exterior por questões políticas. O sucesso dos romances foi mundial e pertencia a geração de 1930, do modernismo brasileiro. Em suas obras valorizava a cultura regional e apresentava críticas sociopolítica. Foi premiado no Brasil e em outros lugares do mundo. Nas suas obras existia sempre uma grande valorização do espaço para construção do personagem. Sua linguagem era objetiva e seu texto claro e direto para ser entendido pelo leitor. Nos seus romances sua narrativa é tão envolvente que é difícil um leitor abandonar a leitura. Ele trouxe uma valorização da cultura regional, especialmente da baiana.

Faz-se a citação de apenas 3 grandes escritores brasileiros e seu processo de criação, para que se tenha uma pálida ideia do que é a literatura neste país e dos diferenciados processos criativos que aparecem nos seus trabalhos.   

Comentários
Assista ao vídeo