Informes - Kids e Teens

Premiado espetáculo infantil Suelen Nara Ian estreia em São Paulo, no próximo dia 7 de Outubro

6 de Outubro de 2023

Com texto de Luisa Arraes e direção de Débora Lamm, a peça dá voz e representatividade às crianças ao falar sobre separação dos pais e diversidade familiar. A produção é de Tatianna Trinxet e a direção musical de Ricco Vianna 

Foto: Divulgação

SUELEN NARA IAN chega a São Paulo pela primeira vez! Vencedor de diversos prêmios, o espetáculo, que marca a estreia da atriz Luisa Arraes como autora de teatro infantil, será apresentado pela primeira vez, na capital paulistana, neste sábado dia 7, no Teatro das Artes. De forma leve e divertida, a peça mostra as diversas formas possíveis de família sobre a ótica das crianças, que ganham voz e representatividade em assuntos como a separação dos pais e a reconfiguração familiar. 

A direção é da atriz Débora Lamm e a produção de Tatianna Trinxet, da Constelar. No elenco, estão os atores “MuitoSuperBolaShow” Joana Castro, Anita Chaves e Eduardo Rios que interpretam, respectivamente, Suelen, Nara e Ian.  Após as sessões, eles participam de um bate-papo com o público para falar sobre o processo de criação do espetáculo. Na estreia, no dia 7/10, a autora da peça Luisa Arraes e a diretora Débora Lamm também estarão presentes nesta conversa com os espectadores. As duas já receberam os seguintes prêmios com o espetáculo: 6º Prêmio CBTIJ de TEATRO PARA CRIANÇAS - Melhor texto Original (de autoria de Luisa Arraes) e recebeu indicações em outras 10 categorias; 8° Prêmio Botequim Cultural de Teatro - Melhor Direção na categoria Teatro Infanto Juvenil (Debora Lamm), e o Prêmio Musical. Rio - Melhor musical Infantil. 

“Suelen Nara Ian fala sobre a diversidade dentro das famílias e da importância em construir diálogos respeitosos e afetuosos entre pais e filhos. Marca também o meu reencontro com a Luisa e a Débora. Estamos comemorando 10 anos de parceria! Trabalhamos juntas em Pedro Malazarte e a Arara Gigante, que foi sucesso total de público e crítica, e já estamos pensando em novos projetos, inclusive de transformar este espetáculo em uma série para TV", conta Tatianna Trinxet, produtora e CEO da Constelar. 

Luisa Arraes conta que escreveu a peça em um momento de transição. “Estava me mudando para uma casa onde já havia morado, concluindo a Faculdade de Letras, filmando um roteiro que uns amigos meus tinham escrito e dividindo apartamento com uma amiga roteirista. Tudo aquilo foi me dando coragem. Eu sempre escrevi coisas menores, mas não tinha me dado essa loucura de começar a escrever uma peça. Fui começando devagar, pela primeira vez tinha um teto todo meu, como diz Virginia Woolf”, diz. 

Para Débora Lamm, poder falar sobre esse assunto para as crianças, de uma forma que elas se sintam incluídas, é o objetivo do espetáculo. “O grande diferencial dessa montagem é mostrar de forma natural que qualquer formação familiar é válida se tiver amor. Essa peça é um trabalho de inclusão”, ressalta. 

Cada personagem tem o seu modo de lidar com essa nova família que está se formando. Filhos de pais separados, vividos por André Dale e Rose Lima, as crianças recebem a notícia de que farão parte da mesma família e passam a questionar a “novidade”. Inconformados, os três resolvem fugir juntos para a Terra do Nunca e, no caminho, vivem várias aventuras que os fazem descobrir que a família pode ser muito diversa. As duas irmãs, Suelen e Nara, conhecem Ian, filho único da namorada do seu pai. A atriz Joana Castro, que interpreta Suelen, a define como uma menina questionadora, autêntica e corajosa, que desde pequena já desafia as estruturas e pensa na própria independência. Nas palavras de Anita Chaves, que interpreta Nara, sua personagem é uma menina que sabe de tudo, tenta ser racional e ponderada, mas na verdade ela tem inseguranças e medos como todos os outros. Ao longo da peça ela entende que nem tudo tem uma resposta imediata. Eduardo Rios define Ian como um menino introvertido e muito sensível, provavelmente por ser filho único, ainda tem alguma dificuldade de estar em grupo e se intimida muito fácil.  Mesmo tímido consegue ser carinhoso e está sempre se preocupando com o bem-estar do outro. 

André Dale e Rose Lima interpretam os pais e personagens que as crianças encontram nas suas aventuras, como um YouTuber com 101 seguidores, do Canal ATT (Ainda Tomo Toddynho) e uma telefonista de telemarketing, do “maravilhoso complexo de prédios resorts superexclusive máster class beautiful wonderful dreaming experience”! 

Para cada personagem, Luisa Arraes trouxe uma inspiração. Suelen, por exemplo, é o nome de uma amiga de infância. “Éramos grudadas e brincávamos na rua o dia todo”, conta, lembrando também da amizade com Isabel Falcão, com quem trabalhou na peça “Queda Livre”. “Ela é minha irmã praticamente”, diz. Já Ian é um menino mais de agora, louco por videogame e YouTube, e quase não sai de casa. “Vivi uma infância com muitos primos em Recife e também quis falar dessa vida independente que as crianças que vivem juntas, como se estivessem em bando, têm”, explica.

Patrocinado pela PRIO, o espetáculo tem direção musical de Ricco Vianna e apresenta composições de Matheus Torreão. As músicas falam sobre questões infantis. Trechos como “Fim de Semana sim, Fim de Semana não”, exemplificam a rotina de filhos de pais separados. “Quem é que vai dar o troco para a fada do dente, quem vai fazer “ah” para o Bicho Papão” fala sobre a ausência dos pais na hora de dormir. Os atores tocam instrumentos como Ukulelê e Escaleta. 

FICHA TÉCNICA SUELEN NARA IAN 

Texto: Luisa Arraes

Direção: Debora Lamm

Elenco: André Dale , Rose Lima, Eduardo Rios , Joana Castro e Anita Chaves 

Músico em cena: André Sigaud 

Direção Musical: Ricco Viana 

Músicas: Matheus Torreão 

Figurinos: Cao Albuquerque e Sonia Tomé 

Cenário:Lydia Kosovski

Desenho de luz: Ana Luzia de Simoni

Direção Corporal e Coreografia: Amália Lima 

Preparador Vocal:Sônia Dumont 

Desing e Ilustrações: Omar Salomão

Visagista:Josef Chasilew

Diretora Assistente: Luisa Arraes 

Assistente de Direção: Kakau Berredo 

Cenotécnico: Galpão6centos 

Cenografia e Pintura de Arte: Derô Martín

Direção de Produção: Tatianna Trinxet

Realização: Constelar - Arte, Diversão e Cultura 

Serviço: 

Estreia do espetáculo infantil SUELEN NARA IAN

Sábados e Domingos, às 15h

Teatro das Artes - Av. Rebouças, 3970, loja 409, São Paulo

Ingressos: Site Eventim (https://bileto.sympla.com.br/event/86580/d/214808)

De: 7/10 a 29/10

Comentários
Assista ao vídeo