Informes - GERAIS

Como a tecnologia chegou para inovar na gestão de restaurantes

3 de Outubro de 2023

A tecnologia está transformando a gestão de restaurantes, impulsionando eficiência e lucratividade. Especialista Victor Macambira, da GASS Company, explora esse impacto.

Foto: Divulgação

O setor gastronômico está passando por uma revolução na gestão de restaurantes, impulsionada pelo avanço da tecnologia. "A tecnologia tem se mostrado vital para aprimorar a qualidade das decisões tomadas pelos gestores, fornecendo dados valiosos e traduzindo-os em informações estratégicas", destaca Victor Macambira, especialista em gestão de pessoas no setor gastronômico e CMO da GASS Company.

Nesse contexto, de acordo com Macambira, a tecnologia está tendo um impacto significativo em três áreas-chave da gestão de restaurantes, confira:

Melhoria na Tomada de Decisões: A tecnologia fornece informações críticas para decisões estratégicas mais informadas.

Eficiência de Produção: A automação e a adoção de maquinários tecnológicos estão aumentando a eficiência da produção, reduzindo custos operacionais e maximizando a capacidade produtiva.

Expansão de Receita: A integração da tecnologia nos restaurantes está criando novos canais de vendas, como entregas, cardápios digitais e conexões com redes sociais, resultando em um aumento significativo no faturamento.

Essas mudanças estão tornando os restaurantes mais competitivos e sustentáveis, à medida que buscam aumentar seus lucros, reduzir custos e acessar informações de alta qualidade.

No entanto, a implementação de novas tecnologias não é isenta de desafios. Macambira aponta que o maior desafio é garantir que a equipe adote efetivamente essas inovações. Com mais de 70% dos restaurantes operando sem processos estruturados, a resistência à tecnologia por parte da equipe pode representar um risco significativo de desperdício de recursos em tecnologia subutilizada.

Foto: Victor Macambira, da Gass Company

Para medir o sucesso da implementação tecnológica, os indicadores-chave incluem lucratividade, controle de custos de insumos (CMV), crescimento das vendas e satisfação do cliente. O aumento dos lucros é considerado o principal objetivo da adoção de tecnologia.

Em resumo, a tecnologia está desempenhando um papel fundamental na transformação da gestão de restaurantes, tornando-os mais eficientes, lucrativos e centrados no cliente. No entanto, a adoção bem-sucedida requer uma abordagem cuidadosa para superar os desafios e garantir a colaboração da equipe.

Comentários
Assista ao vídeo