Cultura - Teatro

Reestreia da peça: Procurando Firme

27 de Janeiro de 2014

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A peça conta com muito bom humor e ironia a história de uma princesa criada para ficar no castelo à espera do seu príncipe encantado que virá resgatá-la. Mas quando os pretendentes chegam, ela não gosta de nenhum deles. Cansada dessa vida a princesa decide tomar o mesmo rumo que o príncipe, seu irmão, e sair pelo mundo.

Este é o mote do espetáculo infantil Procurando Firme, dirigido por Kleber Montanheiro (melhor diretor APCA, 2008 e FEMSA, 2009), que reestreia sábado, dia 25 de janeiro – às 16 horas, no Teatro Aliança. No elenco, Daniela Flor, Erica Montanheiro (melhor atriz prêmio FEMSA 2008, por Sonho de Uma Noite de Verão), Gabriela Segato, Mateus Monteiro, Paulo Vasconcelos e Pedro Bacellar.

A montagem é uma adaptação feita pela dramaturga Neyde Veneziano (vencedora do prêmio APCA 1995 por esta adaptação) do livro homônimo de Ruth Rocha, editado pela primeira vez em 1984, pela editora Nova Fronteira.

A montagem é recomendada ao público entre 2 e 10 anos de idade e priorizou a criação de uma linguagem leve e lúdica que possibilitasse a discussão de um assunto de grande importância dentro do círculo familiar, porém de forma divertida. Cria-se um jogo de troca e identificação entre palco e público, convidando este a participar do espetáculo como um espectador ativo, por meio da fala, da ação e das técnicas de farsa desenvolvidas pela direção.

Os atores inserem as exaltações e participação do público no jogo teatral, conectando-as à história de modo eficiente, por meio do rompimento da chamada “quarta parede” – elemento característico do teatro realista. Prioriza-se, então, a dinâmica do enredo por meio da triangulação da comédia, do ritmo ágil e a música envolvente na forma de gags, que conduzem o espetáculo com muita diversão.

Cenário, figurinos e trilha sonora

A cenografia busca o incentivo e a provocação da criação de imagens líricas no imaginário vasto do público infantil, recriando um tablado giratório com duas frentes, inspirado nos palcos de Teatro de Revista, que dominou o país durante 100 anos, entrando em decadência na década de 60.

Os figurinos foram inspirados no circo-teatro, no teatro de rua e também no teatro de Revista. Vedetes, cômicos e coristas são reconhecidas através da associação com as personagens da história, reforçando o caráter popular através da profusão de cores e desenhos geométricos.

A trilha sonora composta especialmente para o espetáculo atua como um elemento enaltecedor do estilo, lembrando números de cortina, apoteoses e quadros de fantasia. São dez músicas cantadas e tocadas ao vivo pelos seis atores-cantores do elenco, que as intercalam em meio ao enredo, garantindo a dinâmica e leveza do espetáculo.

O foco no público infantil se dá por conta das características multiplicadoras de reflexões, ações e perspectivas de futuro que estas crianças detêm. Busca-se, portanto, provocar a criação de novas lógicas de observação da realidade no imaginário infantil e a visualização de soluções criativas para imposições sociais.

 

FICHA TÉCNICA:

Autora do livro: Ruth Rocha.

Adaptação teatral: Neyde Veneziano.

Direção, cenário, figurinos e iluminação: Kleber Montanheiro.

Elenco: Daniela Flor, Erica Montanheiro, Gabriela Segato, Mateus Monteiro, Paulo Vasconcelos e Pedro Bacellar.

Assistência de direção: Heloísa Maria

Música Original: Adilson Rodrigues

Assessoria de Imprensa Aliança Francesa: Fabio Camara

Realização: Rosemeire Paschoaloto

 

SERVIÇO:

LOCAL: Teatro Aliança Francesa, Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque. 226 lugares. (Estacionamento conveniado em frente)

DATA: 25/01 até 23/02 (Sábado e Domingos às 16h)

INGRESSOS: R$ 10,00

VENDAS PELA INTERNET: www.ingressorapido.com.br ou telefone: 4003-1212. Aceita todos os cartões de débito ou dinheiro

INFORMAÇÕES: 3017 5699

DURAÇÃO: 55 minutos

CLASSIFICAÇÃO: Livre

 

Comentários
Assista ao vídeo