Colunistas - Heródoto Barbeiro

Parece, mas não é! Verbas que voam

25 de Setembro de 2023

De olho nas verbas governamentais de publicidade. Esse é um dos objetivos dos responsáveis pelo faturamento da mídia. A população raramente é informada sobre quanto o governo gasta em propaganda e para quem é destinada essa dinheirama. Os responsáveis pela distribuição do dinheiro do contribuinte creem que isso é um investimento e não um gasto. Esperam uma cobertura mais “amiga” dos atos administrativos e polêmicas em que o governo se envolve. Mas nem todos se curvam e insistem em fazer um noticiário crítico. Então, não resta alternativa senão suspender a compra dos espaços publicitários com comerciais dos diversos serviços oferecidos pelo governo, como crédito mais barato, campanhas de vacinação e roteiro de obras prometidas na última campanha eleitoral. Há um verdadeiro exército planejando e organizando a publicidade estatal. Isso inclui a produção de noticiário diário, principalmente com a agenda do chefe do Executivo, e distribuí-lo para todos os veículos da capital e do interior. Estes são mais abertos a aceitar o noticiário “chapa branca”, como é rotulado pelos jornalistas mais críticos do governo.

As estatais são a vaca leiteira das verbas publicitárias. Dificilmente alguém investiga quanto e onde foram gastos os milhões em publicidade. Como são entidades independentes, podem agir com mais facilidade na distribuição dos anúncios nos veículos de comunicação. Além da divulgação da gestão atual, tem produtos vendidos no mercado que precisam de divulgação. E realmente precisam, a não ser que seja um monopólio estatal onde não há concorrência. Mesmo assim, os anúncios de toda ordem são preparados por agências contratadas, geralmente com bom nome na praça e custos altos. Há uma coordenação entre as empresas e o governo para que a divulgação seja eficiente e, direta ou indiretamente, divulgue os acertos e sucessos da gestão atual. Todos sabem que a longo, médio ou curto prazo isso vai desaguar na eleição mais próxima. É o que os analistas políticos chamam de ter o apoio da máquina para a vitória política nas urnas. O investimento estatal em propaganda é um elemento estratégico para o grupo que almeja permanecer no poder. No Brasil, há vários casos que ilustram essa política que alguns criticam, pois inviabiliza uma disputa igualitária entre quem está no governo e seus concorrentes.

A direção da empresa aérea recebe uma ordem do governo. Quando o jornal O Estado de S. Paulo publicar artigos de capa com críticas ao governo estadual paulista, ele não deve ser distribuído para os passageiros da Vasp. A empresa é estatal e há forte controle sobre o que se pode e o que não se pode ler durante os voos. Especialmente os que partem do Aeroporto de Congonhas para Brasília. Antes da partida, o pessoal responsável pelo abastecimento do avião com jornais e revistas deve saber se pode ou não colocá-los a bordo. Isso não impede que passageiros comprem o “Estadão” no aeroporto, leiam e passem para outros passageiros – afinal, a viagem dura, pelo menos, uma hora e meia. A censura é severamente criticada pelos políticos que demandam Brasília, e até mesmo ex-governadores, agora investidos como membros do Congresso Nacional. A saída é privatizar a Vasp, Viação Aérea São Paulo, mesmo porque dá um prejuízo anual de mais de 120 milhões de reais. Os bairristas de plantão são contra. Imagine São Paulo ficar sem uma empresa aérea que carrega a bandeira dos bandeirantes e, mesmo abatida por novas empresas aéreas concorrentes, tem uma boa verba publicitária para ser investida!

*Heródoto Barbeiro é jornalista da Nova Brasil (89.7), além de autor de vários livros de sucesso, tanto destinados ao ensino de História, como para as áreas de jornalismo, mídia training e budismo. Apresentou o Roda Viva da TV Cultura e o Jornal da CBN. Mestre em História pela USP e inscrito na OAB. Acompanhe-o por seu canal no YouTube “Por dentro da Máquina”, clicando no link https://www.youtube.com/channel/UCAhPaippPycI3E1ZRdLc4sg

Comentários
Assista ao vídeo