Cultura - Cinema

Filme boliviano "Los de Abajo" terá estreia brasileira no Festival do Rio

21 de Setembro de 2023

Dirigido por Alejandro Quiroga e coproduzido pela MyMama Entertainment, longa conta com o ator Fernando Arze Echalar - que atuou em diversas novelas globais, como Tempos Modernos, Páginas da Vida, Aquarela do Brasil, entre outras - no elenco 

O longa-metragem boliviano ‘Los de Abajo’, uma coprodução da brasileira MyMama Entretainment, terá sua estreia no país no Festival do Rio, que ocorre entre os dias 5 e 15 de outubro, na capital fluminense. O filme teve sua estreia no Festival Internacional de Mar Del Plata, foi exibido no Festival de Biarritz e é o representante boliviano no prestigiado Prêmio Goya 2024.

"É um grande prazer estrear o filme no Brasil no Festival do Rio ao lado de filmes nacionais tão importantes e de outras coproduções internacionais. Isso reforça a importância dessas coproduções para o nosso cinema", afirma Mayra Faour Auad, CEO da MyMama Entertainment.

Com o ator argentino César Bordón no elenco, a obra, que tem direção e roteiro do boliviano Alejando Quiroga, narra a história de Gregorio, um camponês que busca salvar sua lavoura reavendo o acesso de sua propriedade à água, após desvios realizados por um latifundiário vizinho. O filme explora a fragilidade dos povos originários e a simbiose entre o poder econômico, a política e o tecido social, que pode promover o ostracismo daqueles que antagonizam o projeto hegemônico dos detentores do capital. O filme conta ainda com atuação do ator boliviano-brasileiro Fernando Arze Echalar, rosto conhecido do público brasileiro, com diversas produções globais no currículo.

““Los de Abajo" é um primeiro filme com uma grande sensibilidade e representação, abordando questões importantes e atuais. O filme traz ainda uma perspectiva única e latino-americana para o gênero de Western, que torna ele único e foi o que me atraiu ao projeto. Além disso, é sempre um grande prazer possibilitar que novos talentos possam ser ouvidos, vindos de todos os lugares, em especial de países do sul-global. Acreditamos na importância das coproduções entre países sul-americanos, que não só enriquecem nossas produções, mas também fortalecem nossos laços como comunidade cinematográfica”, reforça Mayra.

"Los de Abajo" é uma coprodução entre a Empatia Cinema, da Bolívia; MyMama Entertainment, do Brasil; Río Azul, da Argentina; e Chirimoya Films da Colômbia.

Ficha técnica

Direção e roteiro Alejandro Quiroga

Produtor Álvaro Olmos

Co-produção Alexandra Yepes, Mayra Faour Auad, Francisco Paparella

Produtores Associados Federico Moreira, Fernando Arze, Diego Robaldo

Produtores Executivos Melanie Michel, Álvaro Olmos Torrico, Francisco Paparella, Alexandre Quiroga

Elenco Fernando Arze, César Bordon, Sônia Parada, Louis Bredow, Inácio Ruiz, José Acosta, Thereza Barriga

Direção de Fotografia Diego Robaldo

1º Assistente de Câmara Sebastian Arzeno

2º Assistente de Câmera Leonardo Colunga

3º Assistente de Câmera Jorge Guzmán Campero

Assistente de direção Matías Sasías Martínez

Diretor de arte Ivan J. Siacara

Diretor de som Federico Moreira

Montagem Juan Pablo Di Bitonto

Cenógrafo Cesar Mamani

Produção Artística Luciana Forti Zamora

Figurino Kass Balcazar

Maquiador Stef Arias Chubarieva

Som Direto Luis A. Villagomez

Microfonista Andrés Gabriel Lijeron

Design Gráfico Andy Moushon

Gerente de Produção Mel Michel

Assistência de produção Helga Delgadillo, Martina Meyer

Segundo Assistente de Produção Flor Brocchi

Continuidade Paula Ramirez

DIT Gualberto Spechi

Gaffer Walter Acho

Cozinheiro Abimael Mogro

Segurança José Carlos Torrez Bismar Frances

Duração 83 minutos

Câmera Arri Alexa

Lentes Cooke S3

DCP 2k

Sobre a MyMama Entertainment

Duas vezes VENCEDORA DO EMMY INTERNACIONAL (com “HACK THE CITY” e “NOSSO SANGUE, NOSSO CORPO”), a MYMAMA ENTERTAINMENT é uma produtora reconhecida internacionalmente, que mantém seu foco no desenvolvimento e gestão de talentos e ideias. À frente da produtora estão as sócias fundadoras GABRIELLE AUAD e MAYRA FAOUR AUAD.

Entre suas últimas produções estão os longas-metragens “MEDUSA” (Anita Rocha da Silveira), SELEÇÃO OFICIAL NA QUINZENA DOS REALIZADORES – CANNES 2021, “FOGARÉU” (Flávia Neves), em coprodução com a francesa Nathalie Mesuret, Blue Monday e a brasileira Vânia Catani, PREMIADO NO FESTIVAL DE CINEMA DE BERLIM 2022 - PANORAMA, "LOS DE ABAJO" (Alejandro Quiroga) que estreou em Mar del Plata 2022 e "ODILON, RÉU DE SI MESMO” uma produção original da HBOMAX. No mesmo ano estreou a série “THE BEAT DIASPORA” em coprodução com a Kondzilla para o YouTube Originals.

Nos EUA, MAYRA FAOUR AUAD foi sócia da produtora Passage Pictures, onde produziu o último filme do aclamado diretor NOAH BAUMBACH ("Marriage Story" e "Frances Ha"), "WHITE NOISE", para a NETFLIX, FILME DE ABERTURA NO FESTIVAL DE VENEZA 2022 com Adam Driver e Greta Gerwig e o filme “Tesla”, com Ethan Hawke, que estreou em Sundance em 2020.

Atualmente a MyMama está finalizando seu próximo filme do aclamado diretor Andrucha Waddington “Dona Vitória”, em coprodução com Conspiração e Globoplay, estrelado pela atriz Fernanda Montenegro ("Central do Brasil” e "A Vida Invisível" de Karim Ainouz) e Linn da Quebrada.

Os filmes da MYMAMA foram premiados nos principais festivais de cinema, como FESTIVAL DE CANNES, QUINZENA DOS REALIZADORES, VENEZA, TIFF, SUNDANCE, SXSW, BERLINALE, GRAMADO, FESTIVAL DO RIO, MOSTRA DE SÃO PAULO, entre outros.

Sobre Alejandro Quiroga

Alejandro Quiroga nasceu na Bolívia. É roteirista, diretor de fotografia e diretor. Estudou Comunicação Social na UCB. Seus trabalhos anteriores, Malditos gatos (2013) e Ginger's Paradise (2020), foram apresentados em inúmeros festivais internacionais. Atualmente está na pós-produção de seu Documentário "Promesantes" e no desenvolvimento da ficção " El suegro de mi novio e é co-roteirista da série "Timecode".

Comentários
Assista ao vídeo