Viver - Saúde

Queixo pequeno pode ser problema de saúde, explica Dr. Fabio Calandrini, médico dos famosos

17 de Agosto de 2023

Profissional explica a relação entre as proporções faciais e a respiração

 O cirurgião bucomaxilofacial, Dr. Fabio Calandrini, conhecido por atender vários famosos, esclarece que nem sempre a harmonia facial é a única comprometida em pacientes com deficiência de crescimento da mandíbula.

Diversos pacientes procuram o consultório de especialistas para corrigir o tamanho do queixo com finalidade estética. A maioria acredita que uma prótese ou a harmonização facial poderiam ser soluções adequadas para o problema.  O que muitos não sabem, é que a mandíbula pequena pode estar associada a Síndrome da Apneia/ Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS), uma doença crônica que afeta milhões de brasileiros.

 A SAHOS é caracterizada por episódios de parada respiratória, causados pelo relaxamento da musculatura da garganta, que ocorre naturalmente durante o sono. A longo prazo, esses eventos podem causar problemas cardíacos, como arritmias e hipertensão arterial, além de alterações hormonais, ganho de peso e até mesmo problemas psíquicos. Além do ronco, que pode representar sérios problemas em relacionamentos.

“É comum os pacientes apresentarem sonolência diurna, podendo inclusive, comprometer a atividade profissional e relacionamentos interpessoais”, afirma o especialista.

Dr. Fabio Calandrini recomenda que pessoas que têm a mandíbula pequena ou a “falta de queixo”, e ao mesmo tempo apresentam roncos durante o sono, procurem o especialista em cirurgia bucomaxilofacial, pois o caso pode requerer uma intervenção cirúrgica conhecida como Cirurgia Ortognática.

 “A cirurgia ortognática é um procedimento que reposiciona os maxilares, ampliando consideravelmente o volume das vias aéreas superiores, podendo curar a Síndrome da Aneia do Sono e ao mesmo tempo, melhorar as proporções faciais”, explica.

Comentários
Assista ao vídeo