Viver - Saúde

Miopia em crianças de 0 a 12 anos é identificada em 55% dos diagnósticos, revela levantamento

10 de Agosto de 2023

Segundo especialista do H. Olhos - Rede Vision One, o aumento de casos de miopia pediátrica está relacionado ao uso excessivo de aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets, computadores e outros dispositivos

Levantamento realizado pelo H.Olhos, hospital referência no tratamento de casos de alta complexidade em oftalmologia, houve um aumento de 55,11% de diagnósticos de miopia em crianças de 0 a 12 anos, comparativo entre 2020 e 2022. De acordo com especialistas do hospital, o aumento de casos de miopia pediátrica está relacionado ao uso excessivo de aparelhos eletrônicos, como celulares, tablets, computadores e outros dispositivos, que se intensificou nos últimos três anos.

O aumento significativo no número de casos de miopia tem gerado preocupação entre especialistas em saúde ocular. O distúrbio é um erro refrativo que afeta a capacidade de enxergar objetos distantes com clareza e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), já é um dos problemas de saúde pública que mais cresce no mundo, com o Brasil acompanhando essa tendência.

A previsão da Academia Americana de Oftalmologia (AAO) é de que ao menos 50% da população mundial seja míope em 2050 e de que, até 2040, o número global de míopes com grau acima de 6 aumente 74%, passando de 399 milhões para 695 milhões. Neste mesmo período, a taxa de brasileiros afetados com miopia acima dos 6 graus pode aumentar em 84,8%, passando de 6,6 milhões para 12,2 milhões.

Os números são preocupantes porque afetam até mesmo as crianças que, até 2040, já serão adultas.

Mas o público maior de 18 anos também foi afetado, merecendo atenção: entre 2017 e 2019, a taxa de miopia aumentou somente 11,6%. Já na pandemia, entre 2020 e 2022, esse índice saltou para 38,4%.

A razão para tamanho aumento se deve, principalmente, à exposição constante a telas e ao uso excessivo de dispositivos eletrônicos, como celulares e computadores, que têm um impacto significativo na saúde ocular. Além disso, o uso prolongado desses aparelhos pode levar a sintomas como fadiga visual, irritação, visão embaçada e, a longo prazo, ao desenvolvimento de miopia, explica a Dra. Myrna Serapião, diretora médica da Vision One.

É fundamental que as pessoas adotem medidas de proteção, como fazer pausas regulares, ajustar o brilho da tela, manter uma distância adequada e buscar um equilíbrio saudável entre o tempo de uso de dispositivos e as atividades ao ar livre. A conscientização sobre esses danos e a adoção de hábitos saudáveis são essenciais para frear a aceleração do aumento de casos de miopia", aconselha Dra. Myrna Serapião.

A médica explica ainda que medidas simples podem ajudar a prevenir a doença e garantir uma boa saúde ocular, como fazer pausas regulares durante o uso de dispositivos eletrônicos, praticar exercícios ao ar livre, manter uma distância adequada durante a leitura e uso de dispositivos, verificar iluminação adequada para reduzir o estresse visual e a fadiga ocular e, muito importante: realizar exames oftalmológicos regulares para monitorar a saúde ocular e diagnosticar precocemente a miopia, reduzindo os riscos de complicações a longo prazo.

Comentários
Assista ao vídeo