Informes - GERAIS

A importância de ter dólar

10 de Agosto de 2023

No cenário econômico global, o dólar norte-americano tem desempenhado um papel central há décadas. A moeda verde não é apenas uma forma de pagamento internacional, mas também serve como reserva de valor e um porto seguro em tempos de incerteza econômica.

Foto: Divulgação

A importância de ter dólar transcende as fronteiras, e muitos investidores reconhecem os benefícios de possuir essa moeda. Além de explorar investimentos dolarizados para garantir estabilidade financeira a longo prazo.

Veja a seguir a importância de ter essa moeda entre os seus investimentos e reservas.

Por que é importante ter dólar?

O dólar americano, muitas vezes referido como o "dólar de reserva mundial", é a moeda mais amplamente aceita e negociada internacionalmente.

Possuir dólar não só facilita transações internacionais, mas também proporciona uma camada adicional de segurança em um mundo caracterizado por flutuações econômicas e geopolíticas.

Quando moedas locais perdem valor, o dólar tende a manter sua estabilidade, o que o torna uma escolha atraente para a diversificação de ativos.

Vale a pena investir em dólar?

Investir em dólar pode ser uma estratégia sábia para proteger o poder de compra. A moeda norte-americana frequentemente se valoriza em momentos de crise.

Desse modo, acaba tornando-a uma escolha popular para aqueles que buscam minimizar riscos em seus portfólios.

Além disso, a economia dos Estados Unidos é uma das mais robustas e estáveis do mundo, o que contribui para a manutenção da confiança no dólar como um investimento sólido.

Como fazer uma reserva em dólar?

Uma maneira prática de começar a construir uma reserva em dólar é por meio de contas de investimento.

Uma abordagem eficaz é estabelecer uma "holding", uma estrutura legal que detém ativos, como dinheiro, ações e títulos, denominada em dólares.

Isso ajuda a proteger o patrimônio líquido da volatilidade de outras moedas e proporciona acesso direto a investimentos dolarizados.

Muitos investidores também consideram a opção de explorar investimentos "offshore", ou seja, fora de seu país de origem.

Isso envolve a criação de contas em jurisdições estrangeiras, permitindo benefícios fiscais e proteção de ativos.

Ao investir "offshore", a diversificação é ampliada, e o acesso a mercados internacionais é facilitado, incluindo a possibilidade de investir nos Estados Unidos sem a necessidade de residência no país.

Quais são as vantagens de ter reserva em dólar?

Ter uma reserva em dólar oferece várias vantagens significativas, especialmente em um mundo onde a estabilidade econômica pode ser volátil e imprevisível. Aqui estão algumas das principais vantagens de ter uma reserva em dólar:

1. Estabilidade e confiança

O dólar americano é amplamente considerado como uma das moedas mais estáveis e confiáveis do mundo.

Em tempos de turbulência econômica ou crises financeiras, o dólar tende a manter seu valor melhor do que muitas outras moedas, o que proporciona uma sensação de segurança para os detentores de dólares.

2. Proteção contra desvalorização

As moedas nacionais podem perder valor devido a inflação, instabilidade política e outros fatores internos.

Ter uma reserva em dólar ajuda a proteger o poder de compra, pois o dólar muitas vezes mantém seu valor em comparação com outras moedas em momentos de depreciação.

3. Diversificação de risco

Manter uma parte de seus ativos em dólar proporciona diversificação de risco em sua carteira de investimentos.

Isso é particularmente relevante se a maioria dos seus ativos estiver denominada na moeda local. Se a moeda local perder valor, a reserva em dólar pode atenuar as perdas.

Como investir nos EUA?

A abertura de uma conta em uma corretora nos Estados Unidos, como a Avenue, é uma maneira prática e acessível de investir diretamente nos mercados americanos.

Essas corretoras oferecem uma ampla gama de opções de investimento, desde ações individuais até fundos de índice (ETFs) e títulos corporativos.

Isso proporciona aos investidores a chance de participar do crescimento das empresas líderes mundiais e aproveitar a estabilidade da economia americana.

Segurança de vida financeira!

Uma das formas de proteger a segurança financeira a longo prazo é através da diversificação de ativos, incluindo investimentos dolarizados em sua carteira.

Os investimentos denominados em dólares podem atuar como uma espécie de "seguro de vida" financeiro, proporcionando estabilidade quando outras moedas ou ativos podem estar enfrentando turbulências.

Não deixe de ter dólar nas suas reservas e investimentos!

A importância de ter dólar e explorar investimentos dolarizados não pode ser subestimada no mundo volátil das finanças globais.

O dólar americano não é apenas uma moeda; é um símbolo de estabilidade, confiança e resiliência econômica.

Ao criar uma reserva em dólar e investir em ativos denominados nessa moeda, os investidores têm a oportunidade de fortalecer sua posição financeira, proteger seu patrimônio e acessar mercados internacionais diversificados.

Com a facilidade de acesso proporcionada por corretoras, a jornada para construir uma carteira dolarizada e garantir uma segurança de vida financeira está ao alcance de todos aqueles que buscam prosperidade e estabilidade em um mundo em constante mudança.

Comentários
Assista ao vídeo