Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era Uma Vez: Avancini e Cattan transformaram os estúdios da TV Tupi em um hospital

22 de Janeiro de 2014
Anúncio da novela - Hospital 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Há mais de 40 anos, o que se vê hoje na novela das 21h da TV Globo era uma realidade nos estúdios do Sumaré, onde ficava a TV Tupi. Foram os autores Benjamin Cattan e Cassiano Gabus Mendes e o diretor Wálter Avancini que tiveram a ideia, pela primeira vez na teledramaturgia nacional, de transformar um hospital no principal e quase único cenário de uma novela.

Séries falando dos problemas de médicos, enfermeiros e pacientes faziam sucesso na época nos Estados Unidos e em todo o mundo, onde “Dr. Kildare” e “Dr. Marcus Welby” eram os melhores exemplos. Foi acreditando no sucesso da idéia que os três convenceram a direção da emissora paulista a investir em um cenário grandioso para a época, e a estrear em 28 de junho de 1971, às 20h, a novela “Hospital”.

Glaude Rocha e Henrique Martins 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um cenário real para dramas e emoções também muito reais e que poderiam estar acontecendo com qualquer família em qualquer hospital. Foi assim que a Tupi substituiu o dramalhão “A Selvagem”, que era muito distante da realidade dos seus telespectadores, tentando garantir mais audiência e batendo de frente com o “Jornal Nacional” e a novela “O Homem Que Deve Morrer” de sua concorrente mas direta que era a TV Globo.

Hospital -Ana Rosa e Sueli Franco na novela da TV Tupi 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A novela não foi exatamente o sucesso que a Tupi esperava, mas deixou sua marca na história da emissora pela audácia em levar o dia a dia de um hospital para os lares brasileiros. Uma boa dose de emoção temperava os dramas dos pacientes e os envolvimentos profissionais e pessoais dos médicos e funcionários daquele hospital.

Stenio Garcia e Carlos Alberto Riccelli em cena da novela Hospital.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outra marca, essa mais trágica, que a novela “Hospital” deixou na nossa teledramaturgia, foi a de ter sido o último trabalho da grande atriz Glauce Rocha, que sofreu um infarto algumas semanas antes da novela terminar. Glauce defendia um dos principais papéis da história, a dra. Helena, principal administradora daquele hospital.

Maria Isabel de Lizandra em Hosptal -1971

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao lado de Glauce, um grande elenco, um dos maiores da TV Tupi naquela época, formado por Stenio Garcia, Maria Isabel de Lizandra, Jacques Lagoa, Marilu Martinelli, Rildo Gonçalves, Yara Lins, Henrique Martins, Ana Rosa, Jayme Barcellos, Tony Ramos, Suely Franco, Kate Hansen, Aldo César, Carlos Alberto Riccelli, Homero Kossac, Elaine Cristina, Ênio Gonçalves, Older Cazarré, Cristina Martinez, Rubens Teixeira, Olivia Camargo, Flávio Galvão, Maria Aparecida Baxter, Augusto Barone, Terezinha Sodré, Roberto Maya, Silvio Francisco, Teresa Campos, João Luiz de Almeida e Sandra Lobo.

Glauce Rocha em Hospital - 1971

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jayme Barcelos em Hospital - 1971

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na próxima semana: Um hotel que de sossegado só tinha o nome.

Comentários
Assista ao vídeo