Notícias - Na Mídia

Revista Comunicação Empresarial 89 analisa a comunicação internacional

22 de Janeiro de 2014

O número 89 da revista Comunicação Empresarial, publicação trimestral da Aberje que está no 23º ano de circulação, foca a comunicação internacional e aborda o alinhamento da comunicação através do protagonismo dos embaixadores globais das empresas. Outros temas envolvem a gestão de narrativas, a mobilidade, o branding, a comunicação na indústria da alimentação, o engajamento para a sustentabilidade, a estratégia e um especial do Prêmio Aberje, entre outros pontos. Os associados receberam a edição impressa, com 132 páginas, na segunda quinzena de dezembro.

Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor doutor e livre-docente da ECA/USP, pondera na “Carta ao Leitor” que é importante reunir as lideranças da comunicação global dentro das empresas para discutir as estratégias que orientam a disseminação, interpretação e tradução das narrativas multiculturais. Para isso, a formação contínua do comunicador precisa acompanhar os assuntos, desafios e abordagens internacionais. E, no que diz respeito às narrativas, as empresas não descansam na evolução contínua dessa arte.

O tema de capa pontua que, com a intensa conectividade do mundo globalizado e a livre circulação de informações, o desafio para as empresas hoje é compreender toda a complexidade que envolve o ato de informar e comunicar com eficácia. Informação é conteúdo, enquanto comunicação implica relação entre pessoas num processo que se dá ao longo do tempo. A matéria “Rede de embaixadores” é assinada por Marinete Veloso. Na Conferência Aberje de Comunicação Global, realizada nos dias 27 e 28 de agosto de 2013, profissionais do mundo empresarial trataram desse tema, mostrando como conduzem, no dia a dia, a comunicação com seus stakeholders espalhados pelo mundo e inundados por informações que chegam a todo minuto por várias procedências. As experiências de cada um desses executivos são ricas e variadas, as ferramentas nem sempre as mesmas, mas o ponto convergente em termos de comunicação a que chegaram é que ela está cada vez mais centrada nas pessoas e no que elas tem a dizer. O evento evidenciou, ainda, o quanto a comunicação corporativa brasileira evoluiu, a ponto de exportar soluções até mesmo para países desenvolvidos. São entrevistados Sérgio Giacomo, diretor de Comunicação da Vale; Rosana Dias , diretora de Comunicação Externa da Embraer; Elisa Prado, diretora de Comunicação da Tetra Pak para as Américas Central e do Sul; Hélio Muniz, diretor de Comunicação do McDonald’s Brasil; e Luis Fernando Martín, presidente da Associação Latino-Americana de Relações Públicas da Colômbia (ALARP) e professor das universidades de La Sabana e da Sergio Arboleda.

O assunto continua em “Planejamento Globalizado”. Para empresas gigantes globais, a comunicação esboça as estratégias de negócios internacionalmente. São comentados os casos do Google, através de Flavia Sekles, diretora de Comunicação; da Gerdau, com depoimento do diretor de Assuntos Institucionais e Comunicação Corporativa, Renato Gasparetto; e da Mondelez, com Fabio Acerbi, diretor de Assuntos Corporativos.

A gestão das narrativas empresariais é o centro da discussão em “Relatos diferentes, uma narrativa”. O texto é assinado por Roberto Rockmann e mostra que o desafio é atingir a todos os públicos com a mesma mensagem, ainda que adequada ao perfil e às expectativas de cada público. Foram buscadas as perspectivas do diretor de Comunicação da Braskem, Nelson Letaif; do diretor de Comunicação Empresarial e Relações Institucionais da CPFL Energia, Augusto Rodrigues; e de José Pascowitch, diretor executivo da Visão Sustentável, consultoria que presta serviços de governança, gestão e comunicação para empresas.


Destaque do Brasil nos grandes eventos globais cria novo patamar de referência em estratégia de comunicação: essa é a abordagem de “Brasil ativo”, de Diogo Rodriguez. Que o Brasil entrou definitivamente na rota dos grandes eventos internacionais, todo mundo já sabe. Grandes festivais de músicas, corridas automobilísticas e competições esportivas mostram todos os anos o potencial desse mercado no País. A Copa do Mundo e as Olimpíadas servirão para consagrar esse calendário disputado que nos acostumamos a ver nos últimos anos. Ele entrevista Rafael Moraes, sócio-diretor da Futebol Experience (FXP), empresa especializada em criar experiências por meio de ações ligadas ao futebol; Javier Meza, vice-presidente de Marketing da Coca-Cola Brasil; Hayton Jurema da Rocha, diretor de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil; Sérgio Giacomo, diretor de Comunicação da Vale; e Daniel Silber, gerente de Marketing da Trident.


A direção geral da revista é de Paulo Nassar, com edição de Nara Almeida. A reportagem foi feita por Diogo Antonio Rodriguez, Françoise Terzian, Gisele Souza, Marinete Veloso, Raul Perez, Ricardo Silva, Roberto Rockmann e Rosi Rico. Eliane Stephan assina o projeto gráfico, com direção de arte e diagramação de Silvina Gattone e revisão de Nadia Rodrigues. Anderson Torres fez o tratamento de imagens e as fotografias vieram de Arthur Calasans e Gustavo Pitta. Anna Chala e Ana Claudia Paro cuidam da Publicidade. Colaboraram nesta edição André Nakasone, Camila Sangregório, Cyra Ruggiero, Diego Fávero, Else Lemos, Emiliana Pomarico, Gisele Souza, Jovanka De Genova, Mateus Furlanetto, Michael Povoação e Rodrigo Cogo.

Comentários
Assista ao vídeo