Colaboradores - Rodrigo Pagliani

Menino de 10 anos tem pescoço cortado por linha de pipa em Franca-SP

20 de Julho de 2023

Criança perdeu sangue e levou quatro pontos; conhecido por ‘linha chilena’, acessório é vendido livremente em lojas e na internet, apesar do perigo que representa.

Um menino de 10 anos, morador do Jardim Cambuí, zona Norte de Franca, por pouco não se tornou vítima de uma brincadeira tida como inocente, mas perigosa: o empino de pipas com uso da chamada "linha chilena". A criança sofreu um corte no pescoço, perdeu sangue e levou quatro pontos.

Menino de 10 anos se recupera em casa do corte sofrido por linha de pipa na última sexta-feira, 14, em Franca | Divulgação/ GCN

O acidente ocorreu na tarde da última sexta-feira (14/7), na área de lazer do Jardim Redentor, localizada na avenida Flávio Rocha. O menino foi ao local acompanhado do pai e estava andando de bicicleta quando foi atingido pela linha. O socorro rápido do vigilante do espaço foi fundamental para que algo pior não acontecesse.

O pessoal estava brincando na área. Vi um dos meninos subindo em um alambrado para pegar uma pipa presa, e ouvi um grito. Depois que percebi que o meu filho tinha cortado o pescoço. Felizmente, o segurança de lá o socorreu e colocou um pano para controlar o sangramento”, disse o sapateiro Enedilson Dias da Costa.

A criança foi levada por uma ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ao Pronto-socorro Infantil, onde recebeu o primeiro atendimento, e depois foi transferida para a Santa Casa. Como houve perda de sangue, o menino passou a noite em observação e voltou para casa no da seguinte.

Linha chilena

A linha chilena, cuja origem do nome é desconhecida, é feita à base de náilon, como os fios usados em pescaria, porém recebe já na fabricação uma mistura de pó de quartzo e óxido de alumínio, o que dá um poder de corte de até quatro vezes maior que uma linha convencional com a mistura de vidro moído e cola, o popular cerol.

Uma das marcas possui até página na internet, onde o produto é vendido livremente ao público. No comércio tradicional, a linha também pode ser encontrada, porém de uma forma mais velada, uma vez que há restrições a este comércio. No Estado de Minas Gerais, o comércio é proibido por lei.

O mercado também já oferece variações tidas como mais potentes, como a "linha Indonésia", feita à base de porcelana. Fontes na internet citam este fio como até dez vezes mais poderoso que a "linha chilena".

Vídeos na internet mostram o poder da destruição deste fio, que é capaz de cortar o para-choque e a lente de um farol de um carro. A ocorrência fatal mais recente que se tem notícia aconteceu em Fortaleza (CE), no último dia 9, em que um motociclista de 37 anos morreu após ser degolado por uma linha em uma rodovia da capital cearense.

Comentários
Assista ao vídeo