Colunistas - Rodolfo Bonventti

Eterna Memória: Otello Zeloni

17 de Janeiro de 2014
Otelo Zeloni em A Família Trapo na TV Record 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 1941, o italiano Otello Zeloni foi convocado como piloto aviador para defender o seu país de origem na II Guerra Mundial. Ele foi para o front, mas conseguiu fugir dele na garupa de uma motocicleta um ano antes da Guerra acabar.

Com medo de ser considerado um desertor, conseguiu fugir para a Argentina e lá começou a trabalhar com cinema. Em 1947, Otello Zeloni desembarcou no Brasil com o firme propósito de construir uma carreira de sucesso no rádio ou no cinema.

Começou como radioator interpretando italianos ou descendentes de italianos, já que o seu sotaque ainda era muito forte, e logo foi para o teatro de revista onde trabalhou nas companhias de Carlos Machado e Wálter Pinto, e descobriu que tinha jeito para fazer humor.

Família Trapo com Zeloni, Gólias,Cidinha Campos e Renata 

No final da década de 1950 já era um nome conhecido no cinema nacional com dez filmes realizados, quase todos comédias, o que garantiu o seu currículo para chegar com sucesso na televisão.

E o primeiro programa foi o seriado cômico “Pequeno Mundo de Dom Camilo”, um personagem que já era sucesso mundial via cinema e que caiu perfeitamente para a criação de Zeloni. Um sucesso para a TV Tupi e para aquele simpático italiano, que misturava um pouco da sua língua original com o nosso português.

Mas foi em 1967, na TV Record, que Zeloni marcou para sempre o seu nome na galeria dos nossos grandes comediantes, ao viver o chefe de uma família muito engraçada e confusa, o Pepino de “Família Trapo”, sempre em pé de guerra com o seu cunhado Carlos Bronco Dinossauro que era também brilhantemente vivido por Ronald Golias.

Zeloni nos anos 50 no cinema

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O sucesso na “Família Trapo” e nas suas intervenções humorísticas nos especiais da TV Record, como o “Show do Dia 7”, por exemplo, transformaram Zeloni em um dos principais nomes da nossa TV e do nosso humor na década de 1970.

Foi Zeloni também o primeiro homem a comandar um programa de culinária na TV brasileira, e isso aconteceu em 1971, quando ao lado da mulher, Gióia, lançou pela TV Record, o “Zeloni, Forno e Fogão”.

Zeloni na TV Record

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Zeloni, em O Conde Zebra, a sua última atuação na TV 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com a carreira de vento em popa, Otello Zeloni nos deixou muito cedo, aos 52 anos, quando gravava outro seriado cômico, dessa vez, “O Conde Zebra”, na TV Tupi, onde era dirigido por Luiz Gallon e vivia o verdureiro Vespasiano que ganhava sozinho na loteria e se transformava, da noite para o dia, no rico Conde Zebra. O ator foi vitimado por um tumor no cérebro e morreu em 29 de dezembro de 1973.

Comentários
Assista ao vídeo