Viver - Esporte

Brasil Tennis Cup traz top 20 e campeã de Roland Garros a Florianópolis

15 de Janeiro de 2014

 

O Brasil Tennis Cup apresentou nesta terça-feira as novidades de sua segunda edição em entrevista coletiva realizada no Majestic Palace Hotel em Florianópolis, que contou com a presença da tenista profissional Beatriz Haddad Maia, e teve a confirmação das principais estrelas internacionais da competição neste ano, a espanhola Carla Suarez Navarro e a italiana Francesca Schiavone.

Carla Suarez Navarro vive um dos melhores momentos da carreira, é a 16ª do ranking de simples da WTA e vem pela primeira vez ao Brasil. Francesca Schiavone é a atual número 42 do ranking mundial, tem em seu currículo duas finais de Roland Garros, com título em 2010 e o vice em 2011.

"A vinda de uma top 20 mostra o êxito do evento do ano passado e é uma evolução técnica para a segunda edição. Aumenta nossas responsabilidades, com o comprometimento ainda maior. Mais do que grandes nomes, focamos em oportunizar às nossas tenistas brasileiras a disputa de um torneio deste porte, fazendo com que o tênis feminino se desenvolva ano a ano", afirmou Rafael Westrupp, diretor do torneio e presidente da Federação Catarinense de Tênis.

"Gostaria de agradecer à Confederação Brasileira de Tênis por me dar a oportunidade de jogar em Florianópolis e espero ver a todos no Brasil Tennis Cup", declarou em vídeo a tenista espanhola Carla Suarez Navarro, que está disputando o Australian Open.

A jovem brasileira Beatriz Haddad Maia participou do evento e afirmou se seu objetivo é conseguir a recuperação de uma cirurgia de hernia de disco a tempo de disputar o Brasil Tennis Cup. Bia se emocionou ao lembrar da sua temporada 2013, quando jogou torneio.

"É incrível colocar a camisa e jogar no seu país, do lado da minha cidade, que agora é Camboriú. No ano passado eu vinha muito bem, mas tive uma lesão no ombro e depois estourou minha hérnia de disco, foi uma pena. Mas, desde então, tenho trabalhado forte para voltar a jogar e me recuperar a tempo do WTA de Florianópolis, que é o meu foco. Ontem (segunda-feira), inclusive, voltei a bater uma bolinha. Estou bastante confiante", declarou Beatriz Haddad Maia.

Os ingressos para o Brasil Tennis Cup devem ser disponibilizados a partir do dia 27 de janeiro, com algumas alterações em relação ao ano passado. "Temos a estimativa inicial de vendas a partir do dia 27 de janeiro, com os mesmos preços do ano passado. Além disso, haverá o bilhete diário, que permite assistir aos jogos de manhã, deixar as quadras e voltar para a rodada da noite", explica Rafael Westrupp.

A coletiva também teve a participação dos patrocinadores e apoiadores da segunda edição do torneio. Luiz Antônio Alves de Azevedo, assessor da presidência dos Correios, Gustavo Custódio, gerente geral da Asics, declararam satisfação pela parceria com o Brasil Tennis Cup.

"O Correios incentiva o desenvolvimento da modalidade tênis em todas as pontas e sabe o impacto que um evento WTA tem para o crescimento o tênis feminino, por isso irá apoiar sempre iniciativas como esta", afirmou Luiz Antônio Alves de Azevedo, dos Correios.

"A Asics fez questão de estar junto à CBT em todos os grandes eventos de tênis, incluindo o Brasil Tennis Cup, incentivando o crescimento do tênis feminino", completou Gustavo Custódio, da Asics.

O vereador Edmilson Pereira, Gilson Della Giustina, da SsangYong (carro oficial), Marcelo Scherer, diretor da F. Scherer Fitness (academia oficial) e Paulo Eduardo Menezes, da Vitale/Puris Água Mineral Natural marcaram presença. Gean Carlos Fermino, membro do Conselho Estadual de Esportes e Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura Esporte, Alessandro Abreu, secretário municipal de Assistência Social de Florianópolis, e Ricardo Pereira, vice-presidente da Convention & Visitors Bureau de Florianópolis também estiveram na coletiva.


Tenistas top 100 de 16 países vêm ao Brasil

A WTA divulgou nesta terça-feira a lista com as tenistas confirmadas com entrada direta por ranking no Brasil Tennis Cup 2014. A lista de 21 atletas tem representantes de 16 países, com todas as tenistas ocupando posições no top 100 da WTA.

Um dos destaques é a atual campeã do torneio, a romena Monica Niculescu, que retorna a Florianópolis em busca do bicampeonato. Outras tenistas que estiveram em 2013 e retornam ao Brasil Tennis Cup são a espanhola Garbine Muguruza, a sul-africana Chanelle Scheepers, a cazaque Yaroslava Shvedova, a húngara Timea Babos e a israelense Julia Glushko.

Para completar a lista de 32 tenistas, a primeira alternate subirá para a chave principal. Outras quatro vagas serão definidas por Wild Card e seis lugares serão disputados no qualifying, que fecha sua lista no dia 3 de fevereiro.

Confira a lista de participantes abaixo:

1. Carla Suarez Navarro (ESP) - 16
2. Klara Zakopalova (TCH) - 32
3. Garbine Muguruza (ESP) - 38
4. Francesca Schiavone (ITA) - 42
5. Paula Ormaechea (ARG) - 59
6. Alexandra Cadantu (ROM) - 60
7. Monica Niculescu (ROM) - 64
8. Maria Teresa Torro Flor (ESP) - 65
9. Vania King (EUA) - 71
10. Silvia Soler Espinosa (ESP) - 78
11. Chanelle Scheepers (AFS) - 79
12. Anna Schmiedlova (SVK) - 81
13. Yaroslava Shvedova (CAZ) - 82
14. Barbora Zahlavova Strycova (TCH) - 84
15. Patricia Mayr-Achleitner (AUT) - 85
16. Su-Wei Hsieh (TPE) - 86
17. Timea Babos (HUN) - 87
18. Julia Glushko (ISR) - 90
19. Johanna Larsson (SUE) - 91
20. Dinah Pfizenmaier (ALE) - 92
21. Kiki Bertens (HOL) - 93
Teliana Pereira (BRA) - 98
Beatriz Haddad Maia (BRA) - 297

 

Comentários
Assista ao vídeo