Informes -

Issaka Maïnassara Bano debate colonialismo, patriarcado e educação com Bruna Leu e Prudence em SP

10 de Maio de 2023

Durante encontro na Biblioteca Prefeito Prestes Maia, os três se debruçam sobre temas do livro “Condições Nervosas”, da zimbabweana Tsitsi Dangarembga

Foto: Divulgação

No dia 17 de maio, na Biblioteca Prefeito Prestes Maia, em São Paulo, o sociólogo nigerino Issaka Maïnassara Bano e a redatora Bruna Leu debaterão o livro “Condições Nervosas”, de Tsitsi Dangarembga, romancista e cineasta do Zimbábue. Ativista congolesa Prudence Kalambay participará com uma performance sobre as temáticas abordadas na obra.

“Condições Nervosas” foi lançado em 1988, tornando- se um clássico da literatura africana. Narrado em primeira pessoa pela personagem Tambudzai, integrante de uma família Shona que, já adulta, relembra a sua infância e adolescência e os caminhos que tomou para contornar as opressões da pobreza, do patriarcado e do colonialismo. É justamente os últimos tópicos citados o foco da conversa entre Issaka, Prudence e Bruna.

Partindo da narrativa criada por Dangarembga, os estudiosos vão dissecar as intenções da escritora ao fazer o leitor acompanhar a história dessa menina negra no interior de um país africano. A narração inicial logo apresenta uma garota que não ficou triste com a morte do irmão, fato que a leva mais profundamente ao caminho do estudo e expansão das possibilidades em sua vida.

“Condições Nervosas” é o primeiro livro de uma trilogia composta por “O livro do Não” e “Esse corpo lamentado”, todos lançados no Brasil pela Editora Kapulana.

Durante o evento serão sorteados quatro livros: Três exemplares de “Condições Nervosas” e um de “Preta e Mulher”, também de Dangaremba.

Sobre Issaka Maïnassara Bano

Mestre em Educação e doutorando em Sociologia, Bano nasceu no Níger, país da África Ocidental. Morando no Brasil há 14 anos, o intelectual tem promovido ciclo de formações nas escolas da periferia de São Paulo promovendo o debate sobre a inserção das literaturas africanas no ensino brasileiro.

Sobre Prudence Kalambay Libonza

Vivendo no Brasil desde 2007, a ativista dos Direitos Humanos nasceu na República Democrática do Congo onde foi Miss Bibile em 2004. Como atriz, participou da abertura da novela “Órfãos da Terra” em 2019 e do clipe de “Let Me Be The One” de Iza e Maejor.

Atualmente é membro da Comissão do Conselho Estadual de Direitos Humanos e líder da ONG CEMIR

Sobre Bruna Leu

Formada em Letras Inglês e cursando MBA de Marketing na USP, Bruna é redatora e criadora de conteúdo digital e literário, com foco em temas sociais, principalmente racialidade. Durante o isolamento social conduzi rodas e projetos literários digitais, sendo um deles o Faces da África, onde uma das leituras coletivas foi justamente o romance de Dangaremba.

Serviço

Colonialismo, educação e patriarcado em “Condições Nervosas” de Tsitsi Dangarembga

Data: 17 de maio

Horas:15h às 17h

Endereço: Av. João Dias, 822 - Santo Amaro, São Paulo - SP, 04724-001

Telefone: (11) 5687-0513

Comentários
Assista ao vídeo