Informes - GERAIS

Aos 26 anos, Bernardo Bibancos destaca-se na televisão, no cinema e no teatro

27 de Abril de 2023

O ator, diretor e roteirista, que acaba de cumprir temporada com duas peças no CCSP,  teve seu filme “Sobre a Boca” selecionado para o LGBT Marseille Film Festival, e ainda faz parte do elenco da série Rio Connection, em exibição no Canadá e na Europa, com estreia prevista no Brasil em breve

 

Crédito: Ale Catan

O ator, roteirista e diretor Bernardo Bibancos, com apenas 26 anos de idade, tem marcado presença nas telas e nos palcos. Formado em artes cênicas e mestre em dramaturgia, ele está prestes a estrear uma série no Globoplay e prepara as malas para Festival de cinema na França, onde representará seu filme “Sobre a Boca" do qual ele assina a direção e o roteiro.

Como ator, Bernardo integra o elenco de Rio Connection, parceria da Sony Internacional com a Globoplay, gravada em inglês e exibida atualmente no Canadá e em alguns países da Europa.

Ainda sem previsão de estrear no Brasil, a série de Mauro Lima reúne um elenco de várias nacionalidades e conta a história de um grupo de traficantes europeus que se estabeleceu no Rio de Janeiro, na década de 1970. 

Além disso, faz parte da companhia de teatro Grupo Pano que esteve recentemente em cartaz com a peça “Enquanto Eu Esperava a Encomenda de um Livro de Maiakóvski que Tive uma Epifania Sobre a Revolução”, com texto e direção de Caio Silviano.  

A peça, que mistura de linguagens do absurdo, da máscara e do teatro popular, o trabalho conta a trajetória de quatro camaradas, enfurnados em uma célula revolucionária, esperando por um livro que, supostamente, lhes dará a inspiração para transformar o mundo.

Como diretor de teatro, Bernardo assinou a encenação de Pundonor, monólogo estrelado pela consagrada atriz Lu Grimaldi, com texto da argentina Andrea Garrote. O enredo da peça está centrado em uma professora, especializada em Foucault, que é julgada como louca por seus pares e obrigada a abandonar a academia. 

Apesar de jovem, Bernardo tem um longo lastro nas artes cênicas. Começou a trajetória de formação profissional no Célia Helena, onde estudou desde os oito anos de idade. Lá, fez o curso técnico em atuação e o bacharelado em artes cênicas. Na época, também estudou para se tornar roteirista na Roteiraria, de São Paulo. Depois dessa formação, Bernardo se mudou para Buenos Aires, na Argentina, onde fez mestrado em dramaturgia na Universidad Nacional de Las Artes.

Nos palcos, esteve em cena em inúmeros projetos, como a montagem de “Um Panorama Visto da Ponte” (2018), dirigida por Zé Henrique de Paula, vencedora dos prêmios APCA, de Melhor Espetáculo, e Shell, de Melhor Direção.

Na televisão, Bernardo Bibancos protagonizou a série “Vizinhos”, do GNT, e fez participações em “Se eu Fechar os Olhos Agora”, da Globo, além da já citada “Rio Connection”.

Como roteirista, Bernardo escreveu a websérie “No Fim Eu Tava Sozinha”, indicada ao prêmio de Melhor Série Vertical, no Rio WebFest, o curta-documental “Sobre a Boca”, que está nos festivais nacionais e o longa-metragem “Jeitoso” (nome provisório), que está em fase de produção e ainda não tem data para estrear.

Com tantos projetos no radar, o multi-artista ainda é membro do conselho do Museu Brasileiro da Pandemia, um projeto em fase de captação que busca trabalhar a memória da tragédia humanitária que foi a pandemia de Covid-19.

Comentários
Assista ao vídeo