Cultura - Teatro

A Última Sessão, de Odilon Wagner, estreia em janeiro

20 de Dezembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inspirado pelo desejo de ver um grupo de grandes atores da maturidade reunidos no mesmo palco, Odilon Wagner – que se dedica a este projeto há cinco anos - escreveu a peça (que também dirige) A ÚLTIMA SESSÃO. A estreia acontece dia 16 de janeiro, quinta-feira, no Teatro Frei Caneca, em São Paulo e fica em cartaz até final de abril em São Paulo.

Elenco é formado por atores que ajudaram a escrever a história do teatro e da TV brasileira. Laura Cardoso (pioneira da televisão brasileira com quase 70 anos de carreira, é a atriz mais premiada do Brasil), Nívea Maria (com quase 50 anos de carreira, é presença ininterrupta na televisão desde 1964), Etty Fraser (uma das fundadoras do Teatro Oficina, atua há 55 anos profissionalmente no Brasil), Sonia Guedes (com 60 anos de profissão, foi recentemente premiada por seu trabalho no filme “Histórias que só existem quando lembradas” incluindo melhor atriz nos Festivais de Abu Dhabi e de Santa Maria Da Feira – além de menção especial a sua atuação, no Festival de RiverRun).

Sylvio Zilber (além de ator profissional há mais de 50 anos, é diretor de teatro e um dos fundadores do Teatro Escola Macunaíma, que dirigiu por 14 anos), Miriam Mehler (uma das fundadoras do Teatro Paiol, completa 56 anos de carreira), Gésio Amadeu (com 45 anos de carreira soma mais de 40 trabalhos em TV), Gabriela Rabelo (atriz, dramaturga, professora e diretora de teatro, completa 45 anos de profissão) e Yunes Chami (em 45 anos de carreira, participou em mais de 50 montagens de espetáculos teatrais – como ator e diretor). O autor e diretor Odilon Wagner, aos 44 anos de carreira, coleciona em seu currículo 19 peças de teatro, 32 novelas e 14 filmes. Como produtor teatral, já levantou 11 peças.

A ÚLTIMA SESSÃO também homenageia todos os trabalhadores veteranos do teatro, representados na peça por Marlene Collé (que trabalha como costureira, cabeleireira e camareira há mais de 25 anos) e faz uma

participação especial no espetáculo. Vale lembrar que Marlene cantou na inauguração do Teatro Nacional de Brasília.

 “Em toda a minha carreira não me lembro de uma reunião semelhante. Conseguimos montar um grupo adorável e muito talentoso. Os ensaios têm sido uma experiência fantástica para todos os envolvidos. Estamos todos encantados com a energia, dedicação e profissionalismo do elenco”, conta Odilon.

Odilon Wagner sempre teve uma forte ligação com a maturidade e acredita que a dramaturgia e a teledramaturgia brasileira produzem pouco para estes talentos. “Adoro o humor, a energia e o olhar investigativo deles. As histórias que vêm recheadas com um tempero imbatível”, conta o autor e diretor, que já trabalhou, entre outros, com Paulo Autran, Bibi Ferreira, Grande Otelo, Cleyde Yaconis, Flavio Rangel, Raul Cortez, Paulo Goulart, Nicete Bruno. “Tive privilégio de poder aprender com esses artistas maravilhosos que ajudaram a escrever a história do nosso teatro contemporâneo”

O cenário realista, que combina austeridade e modernidade, é de Chris Aizner. E a trilha sonora conta com os arranjos de Swami Jr.

SINOPSE

A história se passa durante o almoço de domingo no Clube Inglês, onde amigos entre 75 e 85 anos de idade reúnem-se semanalmente. São personagens engraçados e dinâmicos, como são as pessoas dessa faixa etária nos dias de hoje. Um grupo de amigos que convive com humor e picardia, conduzindo essa comédia de costumes num ritmo contagiante.

Até que um dos participantes, um ator amargurado com o rumo que sua vida tomou, resolve fazer um acerto de contas com os parceiros de jornada, inspirado em A Tempestade, de Shakespeare. Verdades dolorosas misturadas com situações cômicas levam a grandes revelações e a um final surpreendente.

A ÚLTIMA SESSÃO é uma história sobre o amor na maturidade, sobre a mudança de paradigmas em relação aos valores da (e na) maturidade. Escorado principalmente na força da interpretação e no magnetismo que o ator experiente pode oferecer, o espetáculo se constitui de grandes embates com alta voltagem cômica e emocional.

Comentários
Assista ao vídeo