Cultura - Música

Trombonista Joabe Reis lança “Partido Alto” com participação do lendário Bob Minzter

28 de Fevereiro de 2023

Single vem para reforçar a brasilidade dentro da música do ousado  trombonista capixaba

O trombonista capixaba Joabe Reis lança no próximo dia 28 de fevereiro “Partido Alto”, canção composta por Airto Moreira, José Roberto Bertrami e Flora Purim, que dá uma deixa do que vem no próximo álbum de Reis, “028”, com previsão de lançamento para abril deste ano.

Abrindo a temporada de divulgação do disco, o trombonista serve seu virtuosismo e talento para a fusão de jazz e música popular brasileira sem restrições, realizando um desejo antigo de registrar em alta qualidade uma canção que faz parte de seu imaginário desde a infância. “Regravar ‘Partido Alto’ é um desejo que eu tinha fazia alguns anos. Eu me recordo da primeira vez que toquei essa música, foi na minha infância, após um culto na igreja junto

com outros amigos músicos que puxaram esse tema e eu saí atrás tentando tocar. Desde então me conectei com essa música e com todas as faixas do álbum do Airto Moreira”, revela Joabe.

A canção original, gravada em 1979, no álbum “Touching You, Touching You”, é um clássico da mistura de samba e jazz que ficou conhecido pela interpretação de Flora Purim e Airto Moreira e agora, mais de 40 anos depois, ganhará as camadas de sensibilidade de um dos maiores instrumentistas brasileiros. “Seria impossível dizer que o meu som não é influenciado pela música brasileira e o Jazz. O meu trombone carrega muita coisa do Raul Souza, Raul de Barros e Vittor Santos, e por mais que as minhas composições apontem para o Soul e o Funk, a improvisação nos leva diretamente ao Jazz novamente”, explica Joabe.

Para dar vida e energia a nova versão da canção, Joabe reuniu um time de músicos de primeira grandeza que preenchem com louvor os requisitos para interpretar a música fina proposta pelo instrumentista de Cachoeiro do Itapemirim (ES). O single conta com participação especial do lendário Bob Mintzer, saxofonista, compositor e arranjador americano que fez parte da GPR All Star Big Band e ainda hoje é integrante do grupo Yellowjackets, grupo vencedor de seis Grammys. Conhecido como um dos mais importantes harmonicistas do mundo, com treze álbuns lançados e shows pelo mundo, Gabriel Grossi complementa as participações da faixa com um especialíssimo solo de harmônica. Alguns dos mais importantes músicos do país também contribuíram para a riqueza da faixa: Michael Pipoquinha (baixo), Josué Lopez (sax), Sidmar Vieira (trompete), Daniel Pinheiro (bateria), Agenor de Lorenzi (teclado), além do francês radicado em Los Angeles U-Nam (guitarra).

 “Eu gosto de pensar em cada peça que compõe a minha banda e como elas se complementam. Não tenho dúvidas que hoje eu tenho a sorte de ter uma das melhores bandas do país, com amigos músicos com um nível altíssimo e que todos estão conectados na mesma linguagem, ouvindo os mesmo discos e amando fazer esse som. Isso é muito especial!”, aponta Joabe.

Em “028”, o musicista direciona seu talento para fazer uma ode às suas origens, mais especificamente a Cachoeiro de Itapemirim, cidade localizada ao sul do Espírito Santo. “Eu decidi gravar um álbum em homenagem à cidade em que eu cresci, que me permitiu sonhar com a música, que me incentivou ainda menino e que eu tenho um carinho imenso! Cachoeiro de Itapemirim me ensinou muitas coisas, mesmo com toda limitação para os estudos na música. Aprendi na raça a me virar e a me tornar trombonista. Nunca vou me esquecer disso!”, finaliza.

O álbum tem previsão de lançamento em abril de 2023, com a proposta de seguir com o projeto de Circulação do edital em São Paulo e outros shows pelo Brasil. Esse projeto tem como objetivo chancelar a carreira de Joabe e, de fato, colocá-lo no mapa do jazz nacional, com visão para o mercado global.

Sobre o artista:

Joabe é trombonista, compositor e produtor. Lançou seu primeiro álbum em 2020, Crew in Church aclamado pela crítica, com participação de Toninho Horta, Nelson Ayres e do trombonista nova-iorquino Elliot Mason, integrante da Lincoln Center at Orchestra, liderada pelo trompetista Wynton Marsalis. Joabe reverencia o jazz, altamente influenciado pelo Hip-Hop, Neo Soul, Funk e o Pop.

JR tem se destacado no cenário do jazz nacional e nos últimos meses se apresentou no SESC Instrumental Brasil, Bourbon Jazz Festival Paraty, Festival do Choro ao Jazz de Santos, SESC Mogi das Cruzes, Valadares Jazz Fest , Itaú Cultural e Festival Marien Calixte, Festival Jazz e Blues (Guaramiranga - CE). No primeiro semestre de 22 Joabe levou seu show autoral de jazz para o receptivo do Camarote Brahma, lançou Homem Pássaro com Paula Lima, estreou o show com participação de Ellen Oléria no Blue Note, além de se apresentar com Síntese no Studio SP e SESC Catanduva, projeto fruto do single I Just Wanna Breathe, com mistura de jazz e hip-hop, lançado em 21.

Joabe foi convidado pela cantora Macy Gray para acompanhá-la na turnê pelo Brasil com quatro shows esgotados no Blue Note SP e Rock in Rio. Se consolidando como artista que transita entre o jazz e o pop, no mesmo mês foi convidado por Toninho Horta para um show em homenagem a Raul e Souza e por Baco Exu do Blues para participação da Audio Club, em São Paulo.

Além do lançamento do álbum “028”, Joabe se apresentará pela primeira vez em 2023 por diversos estados brasileiros e foi contemplado no edital Múltiplas Linguagens, o qual prevê apresentações pelos bairros de São Paulo.

Comentários
Assista ao vídeo