Notícias - Autoridades

Cônsul Geral do Japão entrega honraria a Mauricio de Sousa

18 de Dezembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em evento que aconteceu no dia 17 de dezembro, às 15 horas, na Residência Oficial do Cônsul Geral do Japão, em São Paulo, o desenhista Mauricio de Sousa foi laureado com a “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta”, honraria concedida diretamente pelo Imperador do Japão para personalidades que de alguma forma contribuíram para a divulgação da cultura japonesa em seus países.

O Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima fez a entrega desta honraria que foi criada em 1875 pelo Conselho do Estado tendo em seu nome a expressão “Sol Nascente” que simboliza a energia e o poder dos raios do Sol para designar o Japão.  O processo de escolha é estudado por meses sobre farto material captado a respeito dos possíveis laureados.

A homenagem se relaciona à criação de personagens como Tikara e Keika pelo cartunista para as comemorações dos 100 anos de Imigração Japonesa no Brasil (2008), a criação da Turma da Mônica Jovem misturando o estilo mangá com seu próprio (2008), sua amizade com o ícone japonês dos quadrinhos, Osamu Tezuka, que rendeu uma parceria “in memorian” entre a Turma da Mônica Jovem e os personagens clássicos do criador do mangá e a edição especial da Turma da Mônica Jovem convidando os jovens brasileiros a visitarem o Japão pós-tsunami para presenciarem sua reconstrução. Essas ações foram felizes em aproximar Brasil e Japão pela interação cultural.

Na ocasião, os convidados foram presenteados com uma breve apresentação dos personagens Mônica, Cebolinha, Tikara e Keika, autógrafos do Mauricio de Sousa e sessão de fotos. Entre os convidados estavam familiares do desenhista e profissionais da Mauricio de Sousa Produções, quatro escolas japonesas, com cerca de 20 crianças e seus professores.

 

 

Comentários
Assista ao vídeo