Cultura - Viagem

Hotel Antumalal, no Chile, possui arquitetura contemporânea e acolhedora

17 de Dezembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pucón, cidade localizada ao sul do Chile, é cercada por lagos, vulcões e bosques, que proporciona aos visitantes descanso, contato com a natureza e esportes de aventura. O Hotel Antumalal foi construído pelo jovem casal checo, Guillermo e Catalina Pollak, que chegara ao Chile em 1938. Encantados com a beleza de Pucón, iniciaram a sua aventura com a administração do Hotel Playa, conseguindo posteriormente a concessão do ski lodge, localizado no vulcão de Villarrica. Dez anos mais tarde, seus esforços foram interrompidos quando o hotel se incendiou e a erupção do Vulcão Villarrica destruiu o lodge.

O terreno onde o Hotel seria construído já tinha sido comprado, mas o povoado da região dizia ser uma terra de pouco valor devido ao solo árido, rochoso e carente da boa vegetação necessária para a criação de ovelhas. O hotel iniciou-se com um salão de chá às margens do lago, onde Catalina Pollak e sua mãe, Davita, utilizando-se da tradição culinária de sua terra distante, conquistaram uma crescente clientela. Os turistas viajavam de barco para provar as deliciosas tortas. Posteriormente, em homenagem ao extraordinário por do sol, o casal batizou o hotel de Antumalal, que em Mapudungun (língua nativa do povo Mapuche) significa “Corais de Sol”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em certa ocasião, o então presidente do Chile, Gabriel Gonzalez Videla, acompanhado por seus assessores, chegou de barco ao salão de chá. Guillermo aproveitou a chance de realizar seu sonho e pediu ao presidente um empréstimo para construir um projeto arquitetônico que traria orgulho ao Chile. O presidente, impressionado com o projeto, ajudou Guillermo a obter o seu primeiro empréstimo, sendo o primeiro passo para a construção. Em seis décadas, muitas personalidades se hospedaram no Hotel, como a Rainha Elizabeth da Inglaterra, Neil Amstrong, James Stewart, Adlai Stevenson, Barry Goldwater e Emma Thompson.

Os quartos principais possuem janelas que oferecem vista panorâmica para o lago e para o bosque Villarrica. O hotel possui móveis de madeira nativa, paredes revestidas de araucárias, carpete branco e tapetes de pele de cabra. Lareiras também fazem parte da decoração, o que dá um ar acolhedor ao hotel. O Antumalal está localizado no centro do bosque do hotel, voltado para o lago e envolto por hectares de jardins próprios, cascatas e rochas vulcânicas. Ele foi criado há 60 anos e suas cores e clima mudam no decorrer do ano juntamente com as estações. 

Relaxamento no Spa Antumaco

Depois das atividades na neve ou caminhadas, nada melhor do que relaxar. Envolto por uma paisagem singular, o Spa Antumaco oferece aos visitantes a oportunidade de relaxamento e revitalização. Esculpido com pedras naturais, o espaço conta com painéis de vidro que se estendem do teto ao chão, separando a piscina aquecida em duas partes, interna e externa. O spa reserva ainda uma espaçosa sauna com vista para o lago, jacuzzi e chuveiros ao ar-livre estrategicamente situados para privilegiar a vista. Submerso nas águas aquecidas da piscina de hidromassagem, a palavra Antumaco, que quer dizer “O Lugar de Sol e Água”, realmente prova o seu significado ao hóspede. Entre seus serviços, destacam-se a massagem profunda com relaxamento, a massagem holístico (Polarity) e a terapia CraneoSacral.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Restaurante Antumalal

Desde 1950, o Restaurante Antumalal tem sido uma referência em Pucón, com sua atmosfera romântica para as refeições gourmet e drinks relaxantes durante o por do sol. Ele oferece para hóspedes e demais turistas da região pratos refinados preparados com ingredientes locais, que incluem produtos orgânicos cultivados e colhidos diariamente nas hortas e estufas do Hotel.  Os interessados na culinária local podem conhecer o povo mapuche e produtos da região durante uma visita à Aldeia Cultural de Currarehue, centro aborígene e sede da Cocina Mapu Iyagl Mapuche, escola de culinária liderada pela chef Anita Epulef. Lá, os participantes podem aprender a cozinhar sopas, utilizar pinhões, preparar caldos com farinha tostada e demais especialidades da região.

 

Comentários
Assista ao vídeo