Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era Uma Vez:Um filho de imigrantes italianos que pôs todo mundo para bailar na televisão

18 de Dezembro de 2013
Francisco Petronio no programa Baile da Saudade no final da década de 1960

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Francisco Petrônio (1923-2007) gostava de cantar desde criança. Filho de imigrantes italianos e nascido no bairro do Bexiga, na capital paulista, primeiro exerceu a profissão de motorista de táxi. Foi assim que conheceu alguns artistas e foi levado para a TV Tupi fazer um teste com Cassiano Gabus Mendes, em 1961.

Das apresentações na Rádio e na TV Tupi se tornou uma figura conhecida da telinha e ganhou o apelido de a voz de veludo do Brasil. Mas foi em 1964 que gravou a música "Baile da Saudade" que marcaria a sua carreira a partir daí.

Francisco Petronio e o Baile da saudade na TV Tupi 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O sucesso da música o levou a apresentar um programa na TV Paulista, em 1966, e que levou o nome de “Cantando com Petronio”. Com o programa, Petronio conquistou outro sucesso junto ao público, o que fez com que o programa, um ano depois, e já na TV Tupi, se transformasse no “Baile da Saudade”.

E foi com esse formato, o de uma festa ao vivo pela televisão com muita música, orquestra e casais dançando, que o programa passou também pela TV Bandeirantes e pela TV Gazeta, até chegar no horário nobre dos sábados na TV Cultura, em 1980, e ganhar o nome de “Festa Baile”, inicialmente apresentado por ele e Branca Ribeiro e depois por Agnaldo Rayol.

Francisco petronio no auge da carreira em 1970

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O “Cantando com Petronio”, que virou “Baile da Saudade” e por último “Festa Baile”, é considerado o primeiro programa da televisão

brasileira a ser concebido com a ideia de atingir a um público específico, o da terceira idade. E o sucesso do programa foi tão grande que Francisco Petronio passou a ser conhecido como o “Rei do Baile da Saudade", viajando para apresentações em clubes, no mesmo formato do programa de TV, por todo o Brasil.

Francisco Petronio e o sucesso do Festa Baile inclusive em disco 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na próxima semana: Regina Duarte virava a namoradinha do Brasil.

 

 

Comentários
Assista ao vídeo