Viver - Saúde

Como prevenir e tratar as doenças venosas?

12 de Janeiro de 2023

Meias de compressão graduada são importantes aliadas para evitar problemas circulatórios

Muitas vezes silenciosas, as doenças venosas são relativamente comuns na população mundial. Segundo um estudo da Sociedade Alemã de Flebologia, um em cada seis homens e uma em cada cinco mulheres sofram de insuficiência venosa crônica, que se caracteriza pelo funcionamento inadequado das válvulas venosas que interferem no retorno venoso e fazem com que o sangue se acumule nas veias. Se não for tratada, essa condição pode ocasionar doenças graves, incluindo flebite, embolia pulmonar ou úlceras.

Permanecer em pé ou sentado constantemente pode contribuir com o desenvolvimento da insuficiência venosa, pois impede o fluxo de sangue para o coração. As manifestações agudas da doença venosa geralmente ocorrem sem condições pré-existentes, mas também podem ser desencadeadas por doença venosa crônica e exigem tratamento médico.

Em ambos os casos de doenças venosas (agudas ou crônicas), a terapia de compressão tem papel fundamental no tratamento. Além disso, produtos de compressão graduada também podem ser utilizados para prevenir esse tipo de problema. A SIGVARIS GROUP, empresa global com soluções inovadoras e de alta qualidade em terapia de compressão médica, possui um amplo portfólio de meias e canelitos que auxiliam no direcionamento correto do fluxo venoso e linfático, permitindo assim, uma nítida melhora na circulação, além de promover conforto e bem-estar.

Porém, no caso de produtos médicos, o primeiro passo é procurar um especialista. Confira abaixo os diferentes tipos de meias de compressão e as respectivas indicações:

  • Meias de suave compressão: possuem uma compressão de 15 até 20 mmHg e são indicadas para pernas cansadas, doloridas ou no caso de permanência por longos períodos em pé ou sentado. Também são aconselhadas, em alguns casos, para viagens de longa distância e prevenção de varizes. São de grande eficácia na prevenção do inchaço e na retenção de líquido mesmo nas pessoas que não apresentam varizes ou doenças venosas. Outro fator interessante é que qualquer pessoa pode utilizá-la mesmo sem prescrição médica, dando sensação de segurança e conforto, promovendo um funcionamento normal da circulação.
  • Meias de média compressão: de 20 a 30 mmHg, são indicadas para varizes, tratamento de doenças venosas e linfáticas, após tratamentos ou pós-operatório de varizes; apresentam compressão mais intensa e devem ser usadas nos casos de insuficiência venosa crônica.
  • Meias de alta compressão: de 30 a 40 mmHg, essa é uma meia prescrita pelos médicos em casos de manifestações severas, tratamento de trombose venosa profunda, varizes com edema, insuficiência venosa crônica e acometimentos em grandes vasos.
  • Meias antitrombo: indicadas para utilização durante cirurgias para prevenção de trombose, com compressão que varia de 18-23 mmHg, e também indicada para os períodos pós e pré-operatório. Essas são os modelos geralmente na cor branca, que vem em uma embalagem esterilizada, que evita contaminações quando manuseada pela equipe médica na cirurgia; essas meias são colocadas para o uso durante o ato cirúrgico e durante toda a internação para evitar a temida trombose venosa pós-operatória ou pós internações prolongadas.
  • Meias de uso geral (esportivas, linhas de beleza e bem-estar): existem no mercado diferentes modelos utilizados para práticas esportivas e também modeladoras. Estes produtos, que são de suave compressão, não possuem contraindicações e podem ser utilizados por quem busca mais conforto para a saúde das pernas. Esses produtos podem ser encontrados na loja online Sigvaris.
Comentários
Assista ao vídeo