Viver - Saúde

Psicóloga dá dicas para se livrar do medo constante de ficar doente

10 de Janeiro de 2023

Hipocondria ou transtorno de ansiedade da doença acomete pessoas com medo excessivo de desenvolver um quadro grave de enfermidades

Podendo começar no início da vida adulta ou em pessoas com idade avançada, o medo constante de desenvolver uma doença grave é uma realidade nos indivíduos que experimentaram uma experiência negativa na área da saúde durante a vida. Geralmente, a hipocondria ou transtorno de ansiedade da doença, se desenvolve por meio de uma obsessão de que existem irregularidades no corpo e que ela pode ser grave.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia do UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista, Márcia Karine Monteiro, os históricos de enfermidades na família, uma experiência negativa em hospital ou um quadro um pouco mais delicado de um problema de saúde podem desencadear um transtorno. “Isso acontece sobretudo em pessoas que já apresentam um quadro de ansiedade, crise de pânico ou ainda o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)”, comenta.

Para compreender o real quadro de saúde e melhorar os pensamentos obsessivos, a psicóloga indica o tratamento psicoterápico, além das conversas com os especialistas da área para entender melhor o quadro clínico. “É importante lembrar que temos muita tecnologia para cuidar da nossa saúde física e que esses pensamentos podem ser exagerados. O ansioso tem tendência de desenvolver fobias, distúrbios, temores irracionais que não condizem com a realidade”, explica.

Segundo Márcia, o que pode ser feito para amenizar esse quadro é buscar ajuda de um profissional para acompanhamento psicológico, além de cuidar bem da saúde como uma forma de prevenção. “Ou seja, se alimentar bem, praticar exercício físico, fazer psicoterapia, ter momentos de lazer, fazer exames preventivos, gerenciar os níveis de estresse, tentar ter um equilíbrio entre o que é realidade e onde está uma preocupação excessiva. Caso isso esteja tirando a paz de uma pessoa, é hora de buscar ajuda profissional. Saúde mental faz parte da qualidade de vida”, finaliza.

Comentários
Assista ao vídeo