Viver - Saúde

Mucocele: O que é, causas e tratamentos

19 de Dezembro de 2022

Quando aparece algo diferente em qualquer parte do corpo chega a ser algo assustador, e com a mucocele não é diferente. Entretanto, embora pareça algo grave, a mucocele não causa nenhum perigo à saúde, mas é preciso avaliar com o dentista se o problema trata realmente da mucocele ou de algo mais complexo.

Foto: Divulgação

Por esse motivo, é importante estar se consultando periodicamente com o profissional dentista. Então, um plano odontológico familiar faz totalmente a diferença na hora de identificação de doenças bucais e tratamentos.

Caso queira entender o que é a mucocele e as suas causas e os tratamentos, continue a leitura!

O que é mucocele?

A mucocele é um cisto que é formado pelo acúmulo de saliva dentro de uma bolha que é formada em regiões como boca, lábios, língua e o interior das bochechas. Embora o formato da mucocele assuste no primeiro instante, ela não costuma causar nenhum desconforto ou dor aparente.

Porém, pode ser percebida através da identificação visual ou de um alto relevo na região que traz a percepção de que há algo estranho dentro da boca. 

A mucocele é uma lesão benigna e ocorre devido a obstrução da glândula salivar. O seu tamanho pode variar, podendo ser pequeno, quase imperceptível ou até mesmo atingir 3 centímetros.

Caso perceba algo diferente na boca, é preciso procurar um profissional para avaliar e buscar o melhor tratamento. Com odonto empresarial, é possível conseguir consultas com mais facilidade, assim, tendo um diagnóstico mais rápido.

O que a mucocele pode causar?

Como dito anteriormente, a mucocele pode atingir até mesmo 3 centímetros na região da cavidade bucal. A sua coloração pode variar na qual a mesma pode ser transparente ou até mesmo em um tom arroxeado.

Esse problema pode acometer pessoas de todas as idades, entretanto, a tendência é atingir mais crianças e adolescentes. Devido a isso, é importante estar sempre mantendo consultas recorrentes com um profissional através de um plano odontológico infantil.

Quais são as possíveis causas da mucocele?

A mucocele é um problema considerado comum, porém ela pode ser causada por diversos fatores, como:

  • O hábito de morder os lábios;
  • Pancadas na boca;
  • Acúmulo de saliva no tecido bucal;
  • Formação de pedras salivares.

Muitas pessoas têm hábitos que levam ao aparecimento da mucocele, no qual o mais comum é o hábito de morder lábios e o interior das bochechas. Isso pode ocasionar feridas e o surgimento da mucocele. Além disso, pancadas ou traumas na boca também podem levar a esse problema.

Com isso, o acúmulo de saliva no tecido bucal tende a causar pedras salivares, que é o endurecimento dela em que a mucocele está inserida. 

Mesmo que a mucocele não cause dores, os indivíduos se incomodam pelo fato do aparecimento das mesmas e buscam formas de tratar.

Assim, eles procuram saber sobre dentista preços para ver a melhor opção de tratamentos que os profissionais indicam.

Quais são os tratamentos recomendados para a Mucocele?

Foi visto que a mucocele pode surgir em pessoas de diversas idades. Porém, costumam acontecer mais em crianças e adolescentes e assim, os tratamentos podem variar.

Em alguns casos, a mucocele ou cisto mucoso como também é conhecida, pode se resolver sozinho quando não há a necessidade de intervenções em que um profissional possa realizar.

Quando isso ocorre, a bolha formada pela saliva tende a se romper. Geralmente, esse rompimento acontece devido a ferida ser pequena, no qual a mesma pode cicatrizar em alguns dias, sem a necessidade da ajuda de um profissional.

Alguns casos podem ser considerados mais complexos, devido ao tamanho da lesão e a obstrução que ela pode estar causando na cavidade do tecido bucal de indivíduos.

Nos casos mais severos, há uma obstrução no qual não há como haver a regressão do problema e sim o agravamento do mesmo.

Caso a mucocele esteja em um nível mais severo, é preciso o auxílio de um profissional qualificado, para assim, retirar a lesão com base cirúrgica.

Por se tratar de um tratamento não muito conhecido para muitas pessoas, elas tendem a buscar saber quanto custa um plano odontológico para obter a cobertura necessária para realizar um procedimento completo.

O dentista ao avaliar a situação da mucocele, poderá realizar uma pequena cirurgia para a remoção da lesão, em que pode ser feita dentro do consultório, assim, removendo o inchaço e desobstruindo o canal afetado.

Agora que já sabe do que se trata a mucocele, suas causas e os tratamentos, não deixe de buscar auxílio de um profissional para ver a melhor opção de tratamento para o problema.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Comentários
Assista ao vídeo