Viver - Saúde

Dr. Victor Romero explica como funciona o transplante capilar

28 de Novembro de 2022

A cirurgia de transplante capilar é considerada a solução definitiva para a calvície

Foto: Giro Criativo/Divulgação

A perda de cabelo é uma das queixas mais comuns em consultórios de dermatologistas no Brasil. De acordo com estimativas de sociedades médicas, metade dos homens com 50 anos ou mais apresenta algum grau de calvície, também conhecida como alopecia. O problema ainda afeta as mulheres e as pessoas mais jovens, mesmo que em menor proporção. A principal causa da calvície é a atuação de hormônios masculinos, que vão provocando afinamento e queda dos fios ao longo do tempo. O padrão e a intensidade da perda de cabelo, entretanto, são determinados pela genética. Cientistas destacam, ainda, que outros fatores podem contribuir para o surgimento da calvície.

Quando começa a ficar muito evidente, a queda de cabelo pode abalar a autoestima e provocar diversas dificuldades e inseguranças no dia a dia de quem convive com ela. O médico especialista em transplante capilar Victor Romero explica que, há até alguns anos, os tratamentos disponíveis não proporcionaram resultados satisfatórios. Hoje, no entanto, a realidade é outra: com técnicas modernas de transplante, já é possível alcançar resultados totalmente naturais e definitivos, que devolvem autoconfiança aos pacientes. Vários famosos, inclusive, têm optado pela cirurgia. Nomes como Wesley Safadão, Lucas Lucco e Malvino Salvador, por exemplo, estão entre os que já passaram pelo procedimento.

Entenda como funciona o transplante

Com mais de 10 anos de experiência, Dr. Victor se tornou referência em transplante capilar, com atuação no estado de Pernambuco e presença expressiva nas redes sociais. Ele explica que o transplante consiste na redistribuição de pelos do couro cabeludo da própria pessoa. Na cirurgia, o cabelo é transferido de uma área esteticamente menos importante, como parte de trás da cabeça, para áreas mais visíveis e que estão calvas, como a região frontal do couro cabeludo. Podem ser transferidos até pelos de outras áreas do corpo, como barba e tórax, quando há essa necessidade.

Dr. Victor conta que, atualmente, a técnica mais usada é a FUE (folicular unit extraction). Nela, um enxerto minúsculo é removido com uma broca muito pequena, que não deixa cicatriz, para depois ser reimplantado no local desejado. "Com as técnicas atuais e modernas, o cabelo fica muito natural, sendo impossível perceber que foi um caso de transplante capilar", observa o médico.

Para realização do transplante de cabelo, não há necessidade de internação hospitalar. O procedimento costuma ser feito com anestesia local associada a leve sedação, para que o paciente durma e não sinta dor durante o processo. O pós-operatório também costuma ser praticamente indolor e durar de sete a 14 dias. A principal orientação para as primeiras semanas após a cirurgia é não encostar na área onde os fios foram implantados, pois qualquer atrito pode arrancá-los. Ao longo dos meses seguintes, o fio transplantado vai consolidando seu crescimento e passa a se comportar como qualquer outro fio de cabelo.

Dr. Victor Romero pontua, ainda, que o médico deve fazer também um bom plano de tratamento não cirúrgico de longo prazo, para evitar a evolução da calvície e garantir um resultado duradouro. "O transplante capilar é uma arte e deve ser considerado uma arma terapêutica imprescindível contra a calvície, mas não a única. É extremamente importante a análise do paciente como um todo, para realizar um planejamento adequado e individual", afirma.

Para conhecer melhor o trabalho do especialista em transplante capilar Dr. Victor Romero, acesse https://www.victorromero.com.br/ ou procure pelo perfil dele no Instagram, no @dr.victorromero.

Comentários
Assista ao vídeo