Viver - Beber e Comer

Conheça os principais benefícios do consumo de frutas

14 de Setembro de 2022

Alimentação saudável precisa ser diversa e as frutas podem ser consumidas todos os dias

Bebês, crianças, adolescentes e adultos podem consumir frutas todos os dias porque esse alimento é fonte de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Elas são excelentes opções para o café da manhã, lanche ou sobremesa. Uma dieta rica nesses alimentos ajuda a reduzir o risco de desenvolver doenças, hidrata a pele, aumenta o poder do cérebro e da memória, mantém o sistema digestivo funcionando bem, entre outros benefícios.

Segundo o coordenador do curso de Nutrição do UNINASSAU -- Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Graças, Diego Ricardo, hoje em dia, as crianças são introduzidas a uma alimentação rica em industrializados, processados e ultraprocessados. “Quando isso acontece, é mais difícil que o paladar infantil se adapte ao consumo de frutas. Comidas muito doces apagam o doce natural da fruta e faz com que essas pessoas na fase adulta ainda apresentem resistência a alimentos mais naturais”, conta.

Inserir frutas no cardápio é uma questão de hábito e rotina. Ainda de acordo com o nutricionista, é importante começar o dia tomando o café da manhã e incluir frutas no cardápio. “Pode ser a banana, a maçã, a uva e, depois, aos poucos, começar a consumir o melão, o mamão, o morango, o kiwi. Inclusive, uma opção prática que pode ser levada ao trabalho é a salada de frutas ou a vitamina”, ensina.

A alimentação está muito ligada a saúde física e mental. Segundo Diego, comer bem é descascar mais e desembalar menos. “É interessante ingerir alimentos com boas propriedades nutricionais. Isso ajuda bastante na prevenção de doenças e no aumento da imunidade. Na verdade, os benefícios do consumo diário de frutas ajudam na manutenção da saúde e no desenvolvimento infantil. É claro que precisa estar aliado com outros nutrientes que só são possíveis encontrar em outros alimentos, por isso, é tão importante procurar um nutricionista para comer melhor”, finaliza

Comentários
Assista ao vídeo