Cultura - Música

Carlinhos Brown lança trio elétrico com tecnologias sustentáveis no Carnaval de Notting Hill

24 de Agosto de 2022

O ‘Brasil Guetho Square’ desfilará pelas ruas de Londres no dia 29/08 com tecnologia inédita que delimita a emissão de gases poluentes na atmosfera

Bloco Brasil Guetho Square - projeção

No ano em que celebra 60 anos de vida, o cantor e multi-instrumentista Carlinhos Brown levará para as ruas de Londres, no carnaval de Notting Hill, um bloco com tecnologias sustentáveis nunca antes aplicadas a um trio elétrico. Batizado como ‘Brasil Guetho Square’, o trio desfilará no encerramento da festa caribenha, que se caracteriza por ser o maior carnaval da Europa, dia 29/08, às 11h.

“É a realização de um sonho coletivo, que nasceu com Dodô e Osmar. Uma honra imensurável poder dirigir um espetáculo como esse que faremos com o bloco "Brasil Guetho Square". E tudo sob as bençãos das inspirações ancestrais, em um ano de grande importância para mim”, comenta o músico, com mais de quarenta anos dedicados ao Carnaval.

O caminhão que puxará o trio elétrico em Londres, também chamado em Salvador de “Cavalinho”, possui a tecnologia Euro 6, que tem por finalidade delimitar a emissão de gases poluentes na atmosfera. Esta tecnologia é primordialmente utilizada em carros híbridos e é considerada a tecnologia mais avançada em automóveis que utilizam combustíveis fósseis, como gasolina e diesel, emitindo no máximo 80 mg de monóxido de carbono na atmosfera.

O som, as luzes e o LED usados durante a apresentação de Carlinhos Brown serão alimentados através da combinação de duas tecnologias limpas, que nunca antes foram utilizadas em um trio elétrico. O trio contará com a instalação de power banks de 50 kvas para alimentação dos LED's e luzes. Além disso, serão usados geradores de 100 kvas que exclusivamente serão abastecidos com HVO Biodiesel, também conhecidos como Diesel Verde, combustível alternativo e renovado que baseia-se em matérias primas avançadas.

Todos os abadás produzidos para o evento foram confeccionados e produzidos com reutilização de plástico, como garrafas pets e outras embalagens descartadas.

Parceira de Carlinhos Brown na empreitada, a empresa Vibra Energia prossegue com sua estratégia de patrocínios culturais ao apoiar essa iniciativa e reafirma seu compromisso em buscar soluções sustentáveis não somente para a companhia mas também para clientes e parceiros: “Com o Notting Hill Carnival e mais adiante no Carnaval, a Vibra quer contribuir para a construção de uma solução ambiental que viabilize a transição energética, ajudando na descarbonização da maior festa brasileira”, afirma Leo Burgos, Vice Presidente de Marketing da Vibra.

Carlinhos Brown: 60 anos e muitas realizações

Carlinhos Brown
Foto Magali Morais

Com uma agenda cheia de realizações em 2022, quando completará 60 anos, Carlinhos Brown acaba de estrear em São Paulo seu primeiro musical infantil, ‘Paxuá e Paramim e o Novo Planeta Azulzinho’. O projeto completa 10 anos e tem como principal propósito apresentar o conceito de educação ambiental para as crianças.

Em julho, o artista lançou o EP ‘EletroTribalistas’, parceria com o DJ Fernando Deeplick com versões eletrônicas para sucessos do trio Tribalistas, junto aos amigos e parceiros Marisa Monte e Arnaldo Antunes. Esse foi o segundo lançamento autoral do ano - o primeiro álbum foi lançado em março, “SIM.ZÁS”, com releituras em formato de canções com novos arranjos de sucessos carnavalescos.

Entre as novidades do ano está ainda o convite para assinar a trilha sonora de “Orfeu Negro”, primeiro musical brasileiro na Broadway, previsto para temporada 2023, ao lado da cantora e compositora norte-americana Siedah Garrett.

Nome fundamental para a cultura brasileira e mundial, Carlinhos Brown está entre os precursores do movimento Axé Music, criou o grupo Timbalada, Os Zárabes, a Bolacha Maria, o Vai Quem Vem, a Pracatum, o Guetho Square, o histórico e lendário estúdio Ilha dos Sapos, o Museu du Ritmo, o Selo/Editora Candyall Music, entre outros milhares de projetos, além de contabilizar mais de 800 canções registradas e mais de mil gravações cadastradas no banco de dados do Ecad -- Escritório Central de Arrecadação e Distribuição.

Responsável por reposicionar a música percussiva no cenário nacional, Carlinhos Brown é o primeiro músico brasileiro a fazer parte da Academia do Oscar e a receber os títulos de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura e Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia.

Ao longo de uma potente trajetória artística, o Mestre já formou mais de 15 mil músicos espalhados pelo mundo, sempre desenvolvendo ricas e significativas conexões com suas raízes ancestrais. Entre os diversos prêmios recebidos em toda carreira, destacam-se um Prêmio Goya, 2 Grammy's Latinos e 08 indicações, além do troféu entregue em reconhecimento à sua atuação como arte-educador pela ISME - Sociedade Internacional de Educação Musical.

Comentários
Assista ao vídeo