Cultura - Música

Nota de Esclarecimento Farraial

22 de Agosto de 2022

Neste último sábado, 20 de agosto, o maior festival sertanejo da cidade de São Paulo, o Farraial, foi alvo de críticas pela cantora Ludmilla, uma das atrações anunciadas pelo evento.

Ao longo de suas cinco edições, o Farraial sempre prezou pela transparência, segurança e qualidade, seguindo todos os processos, laudos e autorizações solicitadas pelas autoridades locais.

Não há razão para tal comportamento da artista, tendo em vista que a mesma chegou ao local com 40 min de atraso, mesmo sendo alertada pela produção do evento que outros artistas iriam se apresentar no mesmo palco com horários já acordados em contrato. Assim, como a cantora e toda a sua equipe estavam cientes do Programa Silêncio Urbano (PSIU), da Prefeitura de São Paulo (Lei 16.402, de 23 de março de 2016),  “Fica preconizado no artigo 146 que fica proibida a emissão de ruídos produzidos por quaisquer meios ou por quaisquer espécies, com níveis superiores aos determinados pela legislação federal, estadual ou municipal, prevalecendo a mais restritiva.” (fonte: capital.sp.gov.br )

E ainda, seguindo o termo de ajuste de conduta, do ano de 2021, no Anhembi só podem ser realizados eventos até às 23h. O alvará do evento determinava o encerramento das atividades do Farraial no horário previsto, sob penalidades aplicáveis, que prevêem desde a imposição de multas e intimações, até o fechamento administrativo, com reforço policial.

Recebemos com surpresa e indignação as falas da artista, visto que foram enviadas inúmeras mensagens à sua equipe alertando sobre a restrição de SPL (Sound Pressure Level) e horário do show de Ludmilla, no palco do Farraial. Esclarecemos que sempre houve um planejamento técnico para o evento, o nosso maior desafio fica por conta das restrições de ruídos, e para isso convocamos a Torau (empresa responsável por fazer o som de grandes festivais de música do Brasil, usando sistema de PA Nexo e Subwofer Cardiow Nexo), a SP Eventos (maior empresa de estrutura de palco brasileira), a Wolf ficou a cargo da luz e led do palco e a Prime pelo gerador. Além de optarmos por espaçar as caixas de som e fazer um mapeamento das áreas próximas ao evento, com o intuito de respeitar a população no entorno. Entregamos à equipe de Ludmilla, o que há de melhor disponível no mercado. Vale salientar que na hora do show, quem opera o som é o técnico de som do próprio artista.

Os problemas do sábado (20), iniciaram logo no início da tarde. A equipe da cantora não chegou cedo ao local do evento e não foi realizada a passagem de som, considerada primordial para que o staff do artista entendesse o sistema do festival. A apresentação de Ludmilla estava marcada para começar às 13h, no entanto a artista chegou ao local às 13h40, mesmo sabendo que em grandes festivais não é possível estender o horário do show, pois há outras atrações. Além disso, ao ser questionada sobre o atraso da cantora, integrantes da equipe dela justificaram que a artista estava atrasada em função de um atraso do seu stylist particular.

Além dos transtornos óbvios que a decisão de Ludmilla em não respeitar aos assuntos citados acima e já acordados acarreta, lamentamos pela falta de profissionalismo e atenção com o público presente.

Vale salientar, que após a saída de Ludmilla, o Farraial transcorreu sem qualquer problema com shows inesquecíveis de Zé Neto & Cristiano, Gustavo Mioto, Mari Fernandes, Jorge & Mateus, Pedro Sampaio e Xand Avião.

Comentários
Assista ao vídeo